Nesta quinta-feira, 23 de abril, a Clínica de Atenção à Violência (CAV), da Universidade Federal do Pará (UFPA), começou a realizar o minicurso "O atendimento a pessoas em situação de violência em tempos de pandemia". O objetivo da programação é fornecer aconselhamento jurídico e apoio psicossocial, além de cuidados com a saúde das vítimas. O minicurso será realizado por meio de lives transmitidas diretamente pelo perfil da CAV, a partir das 17h. Para a primeira Live, o tema abordado será "O atendimento jurídico".
Coordenado pela professora da Faculdade de Direito da UFPA Luanna Tomaz, o minicurso visa esclarecer as dúvidas recorrentes sobre os direitos das vítimas que sofreram ou estão sofrendo qualquer tipo de violência. De acordo com a professora, com a suspensão das atividades presenciais na UFPA, a procura pelo projeto nas redes sociais tem sido recorrente na expectativa do esclarecimento de diversas dúvidas.
"Com o aumento da demanda virtual, a proposta do curso surgiu para orientar as pessoas diante do aumento dos índices de violência em vários estados e países, principalmente diante da diminuição do número de serviços oferecidos. Diante disso, torna-se fundamental discutir sobre a violência e prestar esse atendimento", explica Luanna Tomaz.
Minicurso – O curso será dividido em três encontros e contará com a partição de palestrantes variadas, sendo todas mulheres que lutam contra a violência. No dia 23 de abril, às 17h, a professora Luana Tomaz e a advogada Darlah Farias farão a primeira live, que discutirá "O atendimento jurídico".
Ministrado pelas professoras da UFPA Milena Veloso e Andrea Pontes, o segundo encontro irá ocorrer no dia 30/04, às 17h, e abordará o tema "Dinâmica de acolhimento e entrevista". Já a terceira live irá focar na temática "Violência em tempos de pandemia", no dia 7 de maio, às 17h, tendo como palestrantes a mestra Ivone Pinheiro e a mestranda Flávia Almeida.
CAV – A Clínica de Atenção à Violência é um projeto da Faculdade de Direito que funciona no segundo andar do Bloco L do Profissional e visa fornecer aconselhamento jurídico e apoio psicossocial, além de cuidados com a saúde da vítima. O serviço é aberto e gratuito à comunidade, mas é voltado principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social como crianças, mulheres, pessoas idosas e LGBTs.
Serviços:
Minicurso "O atendimento a pessoas em situação de violência em tempos de pandemia".
Data das Lives: 23/4, 30/4 e 7/5/2020
Hora: 17h
Acompanhe o minicurso pelo Instagram
Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação