menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Clube de Leitura da Escola de Aplicação retorna com atividades presenciais para alunos

"Clube

O Clube de Leitura da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) retorna com suas atividades presenciais. Os encontros têm o objetivo de promover a leitura entre estudantes do ensino médio da Escola de Aplicação, desenvolver o espaço como lugar de fala de narrativas, além de tornar o espaço da biblioteca mais presente no cotidiano dos alunos.

O Projeto do Clube de Leitura surgiu como uma ramificação de outro projeto dentro da EAUFPA, em 2019, e logo ganhou apoio entre os discentes. Hoje, em parceria com a Biblioteca da EAUFPA, colabora com a expansão do acervo disponível na escola, que agora conta com obras premiadas, como Vozes de Tchernóbil, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 20 clássicos, como Lobo da Estepe, de Herman Hese leituras contemporâneas, como  Olhos D’Água, de Conceição Evaristo, e Hibisco Roxo, da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.

“Entendo que minha experiência pessoal parece corroborar com a tese de que é na escola que o hábito de leitura pode se desenvolver. Por isso costumo afirmar que a escola é um espaço para a formação de leitores. Essas obras pautam o preconceito, a violência, o descaso com o ser humano, bem como problemas e conceitos da Filosofia e da Sociologia. A partir delas, queremos que o discente se sensibilize com tais questões, valorizando o respeito e a diversidade”, afirmam Aline Brasiliense e Vergas Vitória, coordenadoras do projeto.

Como Participar –  As atividades do clube estão abertas a todos os discentes do ensino médio da Escola de Aplicação da UFPA. Os encontros ocorrem mensalmente e são realizados na EAUFPA ou em locais parceiros. A previsão é que, ainda este ano, o projeto inicie atividades itinerantes pelas escolas estaduais de Belém. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail canarioliterarioea@gmail.com.

Texto: João Freitas – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo