Com o objetivo de incentivar, divulgar e popularizar a Ciência, Tecnologia e Inovação na pesquisa do Brasil, por meio da produção de imagens com a temática, estão abertas as inscrições para o X Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os vencedores serão premiados com uma importância em dinheiro, diploma e viagem para a Reunião Anual da SBPC. A inscrição pode ser feita até o dia 29 de abril, no site do concurso.
O prêmio irá apresentar duas categorias: Imagens produzidas por Câmeras Fotográficas, que consiste em ambiente natural e antrópico; e Imagens produzidas por Instrumentos Especiais, que consiste em instrumentos ópticos, eletrônicos e eletromagnéticos (lupa, microscópio, microscópio eletrônico, telescópio, imagem de satélite, raios-x, ultrassom, ressonância magnética, endoscópio, colposcópio, PET Scan e tomografia computadorizada).
Ao premiar as imagens, o prêmio procura revelar talentos e apresentar uma amostragem das imagens resultantes de trabalhos científicos desenvolvidos nas Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa no país, além de estimular os pesquisadores a usarem recursos fotográficos em suas pesquisas. O intuito é contribuir, de forma efetiva, para promover a popularização e divulgação científica e tecnológica, com o uso e o incentivo da produção de imagens no ambiente de pesquisa no Brasil, além de ampliar o banco de imagens do CNPq,
Os três primeiros lugares escolhidos em cada categoria irão receber uma importância em dinheiro, e o primeiro colocado de cada categoria também terá direito à passagem aérea e hospedagem para participar da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), prevista para ser realizada em julho de 2021, em data e local a serem definidos.
Inscrição – As inscrições estão abertas até o dia 29 de abril de 2021, no site do concurso. O candidato deve ser maior de 18 anos e selecionar apenas uma categoria. A imagem inscrita deverá estar associada à atividade científica e tecnológica e ter sido produzida para fundamentar o trabalho de pesquisa, ao qual o candidato esteve ou esteja vinculado.
O candidato deve, obrigatoriamente, demonstrar a relação e a relevância da imagem com o trabalho da pesquisa, informar a instituição na qual foi desenvolvido o projeto de pesquisa com vinculação da imagem inscrita e deve ter a descrição do ajuste (tratamento edição ou manipulação), se for o caso.
Buquê de Leishmania – Em 2019, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (PPGBAIP/UFPA) Lienne Silveira de Moraes foi premiada na categoria Imagens produzidas por instrumentos especiais, durante a oitava edição do concurso. Orientada pela professora Edilene Oliveira da Silva, Lienne ficou em segundo lugar, com a imagem "Buquê de Leishmania".
A foto faz parte dos resultados da tese de Lienne, intitulada Associação de bioprodutos com potencial terapêutico para o tratamento da leishmaniose tegumentar causada por Leishmania (Leishmania) amazonensis. A imagem mostra o grupo controle, que não recebeu tratamento com os bioprodutos utilizados no desenvolvimento da tese. Esse aglomerado de Leishmanias é uma forma difícil de ser encontrada por meio da técnica de Microscopia Eletrônica de Varredura.
Serviço:
X Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte, edição 2020, do CNPq.
Inscrição até 29 de abril de 2021
Link para inscrição
Mais informações no Site do Evento.
Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação CNPq