O Comitê de Governança Digital da UFPA aprovou, em sua última reunião ordinária, três novos planos para a gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Universidade. Os novos instrumentos dizem respeito à gestão de riscos, a incidentes e à continuidade de negócio de TIC.
Os novos planos são importantes, porque direcionam a utilização de TIC na Universidade e colocam, de forma oficial, ações que já ocorrem na prática. Sua implantação tem como objetivo garantir a normatização dos serviços de TIC da UFPA para atendimento das necessidades da comunidade universitária e da sociedade.
O Plano de Gestão de Riscos de TIC vai apoiar a tomada de decisão de acordo com os objetivos estratégicos da Universidade. A gestão de riscos vai integrar o sistema de gestão de Segurança da Informação e Comunicação (SIC) e está alinhado com as práticas gerais de gestão de riscos da Universidade.
O Plano de Gestão de Incidentes de TIC tem como objetivo restaurar a operação normal do serviço o mais rápido possível, de modo a minimizar o impacto adverso nas atividades da Universidade, garantindo que os níveis acordados de qualidade do serviço sejam mantidos.
Já o Plano de Gestão de Continuidade de Negócio de TIC da UFPA é um documento que possui um conjunto de diretrizes para ajudar a restabelecer serviços críticos ou essenciais para a instituição. Contém o planejamento das ações e os responsáveis pelas medidas e as ações de contenção para eventos de alto impacto/risco.
Com os novos artefatos aprovados, a UFPA revela maturidade na governança de TIC e, ainda, planeja a elaboração da Política de controle de acesso às informações de serviços e soluções de TIC da Universidade e os planos de gestão de mudanças e configuração de serviços de TIC.
Para saber mais, acesse https://governancadigital.ufpa.br.
Texto: Assessoria de Comunicação do CTIC
Foto: Reprodução Google