Editais selecionam atividades para o Circo da Ciência e para a Mostra de Feiras de Ciências na SBPC Jovem

Estão abertas mais duas chamadas de atividades para compor a programação da 31ª edição da SBPC Jovem da 76ª Reunião Anual (RA) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 7 a 13 de julho de 2024, na UFPA, em Belém. Uma chamada é direcionada a Centros e Museus de Ciências filiados à Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC); a outra, destina-se à exposição de Trabalhos Escolares de Ciências de estudantes e das Feiras de Ciências Nacionais, Regionais e Locais. Ambos os editais estão disponíveis aqui.

Circo da Ciência – Dentro da SBPC Jovem, o Circo da Ciência é o espaço onde serão realizadas atividades interativas de popularização da ciência com o objetivo de estreitar o contato do público visitante com o conhecimento científico. Além de ser afiliada(o) à ABCMC, as(os) proponentes devem direcionar suas atividades de divulgação e popularização da ciência sobretudo para as(os) estudantes e as(os) professoras(es) da rede de Educação Básica. A montagem dos estandes deve ser no dia 6 de julho e a desmontagem, no dia 13 de julho após as 18h.

As inscrições estão abertas até 27 de março de 2024 por meio de formulário eletrônico. É necessário informar os dados da instituição, bem como justificar a área (em m²) necessária para o desenvolvimento das atividades e os equipamentos que serão trazidos para o evento, principalmente os que demandem necessidades específicas.

Para informações adicionais sobre este edital, o contato deve ocorrer pelo e-mail circodacienciadaabcmc@gmail.com, com cópia para o endereço de e-mail sbpc@ufpa.br, com o título: Dúvida – Edital 04 – “SBPC Jovem: Circo da Ciência com o Nome do Centro/Museu de Ciência Proponente”.

Mostra de Feiras de Ciências – Os Trabalhos Escolares de Ciências de estudantes e das Feiras de Ciências Nacionais, Regionais e Locais terão seu próprio espaço na SBPC Jovem. A finalidade é promover ações de educação, socialização do conhecimento científico, comunicação, popularização e/ou divulgação científica, bem como a troca de experiências entre estudantes e sociedade.

No caso de trabalhos das feiras e/ou mostras de ciências que já foram realizadas em âmbito local, municipal, estadual, regional ou nacional, há a possibilidade de inscrever de dois a dez trabalhos, cujas equipes devem ser formadas por pelo menos uma(um) responsável e até três estudantes. Já na segunda modalidade, serão admitidos, por inscrição, até dois trabalhos escolares de ciências de escolas públicas e privadas de Belém e Região Metropolitana, de estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Técnico e EJAI, cujas equipes devem ser compostas por até três estudantes.

Em ambos os casos, a(o) professora(r) orientadora(r) deve assegurar a regularidade da autorização de pais/responsáveis e organizar o deslocamento das(os) estudantes.

As inscrições seguem abertas até 14 de abril de 2024 por meio de formulário eletrônico. Serão aceitos trabalhos nas mais diversas áreas do conhecimento cuja elaboração atenda aos requisitos da metodologia científica de investigação e que tenham criatividade e relevância.

Dúvidas sobre este edital podem ser sanadas pelo e-mail sbpc@ufpa.br, indicando no assunto o título, “SBPC Jovem: Dúvida – Edital nº 05/2024 – Mostra de Feiras de Ciências para compor a programação da 31ª SBPC Jovem”.

Demais chamadas – Outras três chamadas da SBPC Jovem estão com inscrições abertas para proposição de atividades: uma chamada direcionada à comunidade interna da UFPA; outra voltada a instituições parceiras no Pará; e a terceira, recém-lançada, destinada a parceiros históricos e demais interessadas(os). Os dois primeiros editais recebem inscrições até 7 de abril, enquanto as propostas para o último podem ser submetidas até 16 de abril de 2024.

Sobre a SBPC Jovem – Como parte da RA da SBPC, a SBPC Jovem promove atividades destinadas a estudantes e professores da educação básica (fundamental, médio e técnico) e às pessoas amigas da ciência, com atrações para todas as idades. O objetivo é promover o contato de crianças e jovens com o conhecimento científico e com quem o produz, para despertar o interesse pelas ciências, tecnologia e inovação. A 76ª RA da SBPC será realizada entre os dias 7 e 13 de julho de 2024, no Campus Guamá da UFPA, em Belém, e tem como tema: “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”.

Serviço
Submissão de propostas para o Circo da Ciência e para a Mostra de Feiras de Ciências na 31ª SBPC Jovem
Editais para Seleção de Centros e Museus de Ciência e para Mostra de Feiras de Ciências (acessíveis em Libras e para leitores de tela)
Inscrições: até 27 de março de 2024 (Circo da Ciência) por meio de formulário eletrônico e até 14 de abril de 2024 (Mostra de Feiras de Ciências) por meio de formulário eletrônico.
Outras chamadas abertas:
Chamada Interna
Edital para Instituições Parceiras no Pará
Parceiros Históricos e demais interessados
Informações adicionais na página da organização local www.sbpc.ufpa.br e/ou na página da organização nacional https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/.

TEXTO: Comissão Local de Comunicação da SBPC

ARTES: Comissão Local de Comunicação da SBPC