Parceiros históricos e demais interessadas(os) podem submeter propostas para a SBPC Jovem

Até o dia 16 de abril de 2024, estão abertas as inscrições para atividades científico-culturais interativas, nas diversas áreas do conhecimento, pelos Parceiros Históricos da SBPC Jovem e demais interessadas(os). A seleção visa compor a programação da 31ª edição da SBPC Jovem da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 7 a 13 de julho de 2024, na UFPA. Consulte o edital completo (também acessível em Libras e para leitores de tela).

O objetivo é promover a divulgação científica e tecnológica de maneira diversa e inclusiva, contribuindo com o processo de formação e aprendizado das crianças, jovens e adultos que frequentarão o evento. Exposições interativas, oficinas, rodas de conversa e apresentações são exemplos de atividades que podem ser submetidas à Comissão Executiva Local (CEL) da SBPC. Em relação ao espaço físico, é possível optar por estandes, salas multiuso ou palco – no entanto, a instalação e o transporte dos itens necessários para a realização da atividade proposta são de responsabilidade da(o) proponente e equipe.

A inscrição deve ser feita por meio de formulário eletrônico. Os proponentes Parceiros Históricos devem anexar a comprovação de participação (fotos, inscrição, programação do evento etc.) em edições anteriores da SBPC Jovem. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato com a CEL pelo e-mail sbpc@ufpa.br com o título Dúvida – Edital n° 03/2024 – 76ª Reunião Anual da SBPC: Parceiros Históricos e demais interessados na SBPC Jovem. Informações adicionais podem ser consultadas no site https://sbpc.ufpa.br/.

Outras chamadas – Ainda no âmbito da SBPC Jovem, seguem abertas, até 7 de abril de 2024, as chamadas internas e para parceiros do Pará submeterem projetos de atividades científico-culturais interativas, nas diversas áreas do conhecimento. Podem ser apresentadas propostas de atividades, como: exposições, atividades interativas, visitas monitoradas a museus e/ou laboratórios, oficinas, conferências, palestras, rodas de conversa, entre outras, nos diferentes espaços disponíveis.

São elegíveis propostas de servidoras(res) (docentes e/ou da carreira de técnico-administrativa/o) da UFPA ou de instituições parceiras: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Estão previstas, ainda para este mês de março de 2024, duas novas chamadas da SBPC Jovem: para inscrição de mostras de Feiras de Ciências e seleção de Centros e Museus de Ciências para compor o “Circo da Ciência”. As informações estarão disponíveis no site local da Reunião Anual.

Sobre a SBPC – Anualmente, os fóruns da SBPC debatem políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de difundir os avanços científicos nas diversas áreas do conhecimento. Com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, a 76ª Reunião Anual da SBPC será realizada entre os dias 7 e 13 de julho de 2024, no Campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. Mais informações pelo site do evento.

Serviço
Submissão de propostas de Parceiros Históricos e demais interessadas(os) para a 31ª SBPC Jovem
Acesse o edital (também acessível em Libras e para leitores de tela)
Inscrições: 8/3 a 16/4/2024, por meio de formulário eletrônico para a seleção de Parceiros Históricos e demais interessadas(os)