Alunos egressos do Parfor foram empossados na Academia de Letras do Brasil – Seccional Viseu, fundada com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar o patrimônio histórico, literário, artístico e cultural do município, do estado e do Brasil.
"A entrada na Academia de Letras-Seccional Viseu me impulsiona a acreditar em dias melhores, por meio do repasse da história, da cultura e da literatura deste lugar", diz Elivane Oliveira, convidada para a ABL Viseu pelo trabalho que desenvolve de divulgação da história do município por meio de narrativas orais.
Elivane Oliveira é professora, pedagoga, especialista na educação infantil e graduanda em Letras – Língua Portuguesa pelo Parfor em Viseu. "A ABL Viseu nos remete ao passado, nos leva a viver o presente e nos inspira para um futuro em constante diálogo com linguagens variadas", afirma a educadora.
A professora destaca ainda a importância do Parfor na conquista. "É o reconhecimento de todo um esforço oriundo da vida acadêmica. Como estudante da língua portuguesa, percebi a necessidade de crescer pessoalmente e profissionalmente. O Parfor me proporcionou crescimento em todos os aspectos, isso não tem preço", conclui Elivane Oliveira.
Fundação – A ALB Viseu foi fundada a partir do trabalho de pesquisa e da divulgação da cultura e da história do município, realizado pelo professor Raimundo Gonçalves, egresso do curso de história do Parfor. "Em 1º de Janeiro de 2018 fui indicado à Academia de Letras do Brasil com sede em Brasília em consonância com o conselho Nacional, o que deu a Viseu os direitos legais de fundar uma seccional da ALB e a indicação de mais 19 membros, chegando ao total de 20 acadêmicos reconhecidos nacionalmente", conta Gonçalves.
Durante a cerimônia de posse dos 20 membros, a comissão nacional da ALB concedeu ao professor Raimundo Gonçalves o título de doutor, em reconhecimento ao trabalho de pesquisa desenvolvido no município. Graduado em Pedagogia, o professor também ministrava aulas de História e teve no Parfor uma oportunidade de formação nessa área.
Orientado pelo professor Cleodir Moraes, Raimundo Gonçalves desenvolveu um projeto de pesquisa que deu o título de reconhecimento a uma comunidade quilombola em Viseu. O trabalho ganhou visibilidade e o professor doutor Phil José Ribamar fez a indicação de Raimundo Gonçalves para ALB.
"Posso dizer que tudo isso foi consequência da formação adquirida durante o curso proposto pelo Parfor. Mesmo sendo graduado em Pedagogia, foi o curso de História do Parfor que me propôs a ser ousado, fazer pesquisa e ter resultados surpreendentes como esta última. Graças ao Parfor e ao meu orientador que acreditou, incentivou e criou em inquietações que resultaram até aqui em grandiosas conquistas", diz Raimundo.
Texto e foto: Ascom / Parfor