Enactus UFPA completa 10 anos de atuação em prol do empreendedorismo e da inovação social

O Time Enactus UFPA completa 10 anos de atuação neste mês de dezembro. Para celebrar este marco histórico, a organização realizará um evento comemorativo reunindo ex-integrantes, comunidades e parceiros presentes ao longo dessa  jornada. Além de resgatar momentos marcantes, a celebração contará ainda com homenagens e com o lançamento preliminar de um livro que narra a trajetória do time, fruto de um processo colaborativo de escrita, envolvendo membros do ciclo atual e membros de gerações anteriores.

O evento será realizado na próxima sexta-feira, 13 de dezembro de 2024, no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de reviver um pouco do processo de criação e gestão de projetos de empreendedorismo e inovação social, foco de atuação do Time Enactus UFPA. 

Fotografia de quatro jovens, três meninas e um menino. Eles estão em um píer de madeira. Ao fundo, há um barco ancorado e um longo rio com árvores às suas margens.

Embora tenham atuado em frentes distintas, abordando metas específicas de diferentes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), os projetos criados pelo Time Enactus convergem para a busca do empoderamento de comunidades em situação de vulnerabilidade, utilizando modelos de negócios sustentáveis como mecanismos para alcançar tal resultado. Por meio dessa abordagem, a organização tem conseguido aumentar a geração de renda e a qualidade de vida em diferentes contextos e territórios da região, um trabalho que tem reafirmado o papel da universidade como vetor de transformação social.

Entre as iniciativas criadas nesse campo ao longo da última década, há várias que conquistaram destaque dentro e fora do país, como foi o caso dos Projetos Amana Katu, que atuou na universalização da água potável por meio de tecnologia sustentável para captação da água da chuva; Costuraê, que viabilizou a inserção de mulheres periféricas no mercado da moda por meio de parcerias com grandes redes varejistas e dos princípios da economia circular; e,  Anamã, que combateu a poluição dos rios por meio de tecnologias sustentáveis instaladas em canais urbanos de Belém.

No entanto, de acordo com o professor José Augusto Lacerda Fernandes (FAAD/UFPA), conselheiro do time desde 2016, o principal resultado do time não reside nos projetos em si, mas na formação de agentes de mudança. “Para além dos projetos, produtos e tecnologias que a gente cria, a nossa grande contribuição tem consistido na formação de profissionais que conseguem aplicar o conhecimento científico e os comportamentos empreendedores em prol de causas socioambientais. Seja por meio do que chamamos de negócios de impacto, seja pela atuação em outras organizações (empresariais, do poder público ou do terceiro setor), já são quase 400 líderes extremamente engajados com a transformação da realidade local. E é por todas essas conquistas que queremos celebrar esses 10 anos de história com quem sempre esteve conosco”, aponta o professor.

Fotografia de quatro jovens, três meninas e um menino. Eles sorriem pra foto e seguram um troféu com uma placa identificando "Finalista".

Sobre a Rede Enactus – Presente em mais de 30 países, a Enactus trabalha para engajar universitários em projetos de empreendedorismo e inovação social. Com mais de 25 anos de atuação no Brasil, a rede reúne atualmente mais de 3 mil estudantes, distribuídos em 120 times, cujos projetos desenvolvidos movimentam mais de R$1 milhão de reais e impactam mais de 83 mil pessoas.

TEXTO: Julio Negrão - Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA

FOTOS: Julio Negrão - Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo