Estão abertas, até o dia 5 de março, as inscrições para os cursos técnicos de nível médio, da Escola de Música da UFPA (Emufpa). O processo seletivo oferecerá mais de 90 vagas para o ano letivo de 2021. As vagas são destinadas aos candidatos que estão cursando ou já concluíram o ensino médio. Os interessados podem se inscrever pelo site do Ceps e a previsão para o início das aulas é 5 de abril de 2021.
Os candidatos irão concorrer às vagas em cursos técnicos em Instrumento Musical e Canto. O processo seletivo acontecerá no formato virtual, em etapa única, que consistirá na análise de vídeo musical pela comissão examinadora de especialistas. O envio de vídeo deverá ser de acordo com o solicitado no Anexo II, do Edital, que explica os critérios de cada instrumento e canto.
"O formato dos cursos da Emufpa é presencial, entretanto, devido à pandemia, os cursos serão ofertados de forma remota no primeiro semestre. A carga horária teórica do segundo semestre foi deslocada primeiro, o que favorece as aulas remotas. Assim, na expectativa de redução dos casos de Covid-19 com a chegada da vacina em breve, agruparemos as atividades práticas presenciais no segundo semestre", explica José Alexandre Lemos, coordenador de Ensino da EMUFPA.
Inscrição – A inscrição pode ser feita pelo site do Ceps, até o dia 5 de março. No processo de inscrição, o candidato deverá primeiramente cadastrar-se para depois preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição. De acordo com o Edital, no ato da inscrição, deve ser anexado o documento oficial e original de identidade digitalizado em arquivo no formato JPG (resolução de 300dpi). A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais). O candidato que solicitar a isenção da taxa deverá fazê-lo no ato de sua inscrição, até o dia 5 de março.
Ao candidato cotista, será automaticamente concedida a isenção. O candidato não cotista poderá optar pela isenção, desde que tenha cursado todo o ensino fundamental ou equivalente em escola da rede pública, ou como bolsista integral ou equivalente em escola da rede privada, o que deverá ser comprovado no ato da habilitação. O candidato que pretende concorrer na condição de Pessoa com Deficiência (PcD) deve declarar a sua condição no ato da inscrição. Caso seja classificado na condição de Pessoa com Deficiência, deverá se apresentar à Comissão Multiprofissional de Perícia Médica da UFPA.
Avaliação por vídeo – Nos vídeos, o candidato deverá inicialmente se identificar dizendo nome completo, com o rosto aparecendo frontalmente. Após iniciar a execução da(s) peça(s), deve estar sempre no centro da imagem, com o rosto, as mãos e o instrumento inteiros visíveis em toda a duração da realização do vídeo. Para os candidatos ao curso de Bateria, a câmera deverá ser posicionada em ângulo lateral, de forma que apareçam o rosto, as duas mãos e os dois pés. Cada vídeo não pode ultrapassar 5 minutos de duração e o link do vídeo deverá ser no campo especificado no formulário de inscrição.
O vídeo gravado não poderá ter sinais de edição. Deve ser gravado “ao vivo” e não ter sido manipulado por softwares de melhoria de imagens e áudio. O candidato deverá estar sozinho para tocar ou cantar sem qualquer acompanhamento nem auxílio de fones de ouvido. A desobediência de qualquer um dos itens acima implicará a desclassificação do candidato.
A avaliação da prova será realizada por uma banca constituída por, no mínimo, dois professores. Qualquer candidato que obtiver 60% (sessenta por cento) ou mais dos pontos da prova será considerado aprovado. Em caso de empate, serão considerados os seguintes critérios de desempate: ter concluído o ensino médio e ter a maior idade cronológica.
Serviço:
Inscrições para cursos técnicos de nível médio da Escola de Música da UFPA (Emufpa).
Data: até 5 de março de 2021
Taxa: R$50,00 (cinquenta reais)
Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação