Até o dia 30 de janeiro, estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão "Mediação de Leitura e Contação de História". A capacitação, que visa abordar os aspectos teóricos e práticos da mediação de leitura e da contação de história, será realizada por meio de encontros virtuais programados para o período de 15 de fevereiro a 20 de junho. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.
Organizado pelo Programa Conexões de Saberes (PCS), em parceria com o Movimento de Contadoras e Contadores de História da Amazônia, o curso on-line será desenvolvido por meio de encontros on-line com aulas expositivas e dialogadas, estudo e discussão de textos, apresentação e discussões de vídeos, apresentações de contadoras de histórias, orientações para produção de texto e projeto de intervenção. O curso é voltado a professores da educação básica, estudantes da educação básica, alunos de graduação e de pós-graduação, bibliotecários, educadores sociais, contadores de histórias e aos demais interessados pelo tema.
“Neste momento difícil de pandemia, em que professores das escolas públicas são ‘obrigados’ a buscar ferramentas as quais lhes possibilitem cumprir o mínimo exigido para o ensino fundamental, que é o pleno domínio da escrita, da leitura e do cálculo. Neste sentido, o curso pretende ser um instrumento que possa mostrar outras possibilidades sociais e educacionais, a fim de contribuir com a reversão do cenário de um Brasil de poucos leitores, ou, pelo menos, que possa minorar esse grave problema social”, comenta o professor Jesus Costa, um dos organizadores do evento.
A proposta da capacitação é instrumentalizar mediadores para a realização de ações bem articuladas de incentivo à leitura, oferecer conhecimentos teóricos e práticos para uma boa mediação de leitura, apresentar estratégias de Contação de Histórias, discutir conceitos, como Mediação de Leitura, Leitura e Oralidade, bem como sua importância, e colaborar com a construção de projetos de intervenção sobre o tema.
Conexões de Saberes – O Programa Conexões de Saberes (PCS) foi criado na Universidade Federal do Pará, por iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secadi), em cumprimento às suas atribuições de responder pela formulação de políticas públicas de valorização da diversidade e promoção da equidade na educação, auxiliando a permanência de jovens das comunidades populares na universidade. Ao longo de seus mais de 15 anos de existência, tem se dedicado ao estímulo à leitura por meio do projeto e programa “Circuito de Leitura” em escolas públicas e comunidades populares, em desenvolvimento desde 2009.
A experiência acumulada permitiu a participação, em 2015, do Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (Papim), com o curso “Formação de Mediadores de Leituras para Escolas Públicas”, o qual se constituiu em uma ferramenta importante para a formação de bolsistas e dos demais interessados na temática. No curso, foi fomentada e colocada em prática a ideia da formação em Contação de História.
O PCS tem acumulado aprendizados e saberes que permitem problematizar e apresentar técnicas de mediação e contação de história em uma perspectiva que aponte o gosto e o prazer pela leitura para a compreensão do mundo da palavra e da escrita, como forma de expressão da criatividade, da liberdade, da felicidade, da segurança, do sonho e da paixão.
Serviço:
Curso de Extensão "Mediação de Leitura e Contação de História"
Data limite das inscrições: até 30 de janeiro
Inscrições gratuitas. Podem ser feitas aqui.
Data de realização do curso: de 15 de fevereiro a 20 de junho.
Texto: Adams Mercês – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução Google