Evento de Coordenadores de Polo UAB da Região Norte encerra série de encontros de 2017

"UAB

Encerrou nesta sexta-feira, dia 24 de novembro de 2017, na Universidade Federal do Pará (UFPA), o Encontro Regional de Coordenadores de Polo UAB da Região Norte, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Palestras, oficinas e debates marcaram a programação dos dois dias de evento, no auditório do Prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC) da UFPA, com o objetivo de promover o diálogo e a discussão sobre os desafios do Sistema, bem como tratar sobre as metas e estratégias para seu sucesso e manutenção.

O evento contou com a participação de mais de 40 coordenadores de polos do Sistema Universidade Aberta no Brasil (UAB) localizados nos Estados do Acre, do Amapá, do Amazonas, do Pará e de Rondônia, vinculados a instituições de ensino, como UFPA, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Universidade Federal do Amapá (Unifap). O encontro foi transmitido ao vivo pela internet.

"alexandreBalanço do evento – A coordenadora do Polo UAB de Ariquemes-RO, Marinez de Paula Vendremel Fernandes, saiu do evento com grandes expectativas. “Eu estou muito feliz com tudo que foi trabalhado e discutido aqui e acredito que os meus colegas também estão. O encontro foi importante para refletir sobre a nossa atuação na Capes. À medida que nós conseguimos realizar essa troca de experiências, conhecer o trabalho do outro e perceber o que pode ser melhorado e ajustado, a gestão se torna mais fácil”, afirmou.

O coordenador de Apoio a Polos (COAP), Alexandre Póvoa, também avaliou de forma positiva o Encontro na Região Norte. “Nós aprendemos muito com os coordenadores que têm trabalhado com empenho e dedicação desde o começo das atividades do Sistema. Represento toda a equipe da Capes quando afirmo que esses dois dias foram muito produtivos, pois pudemos conhecer a realidade de cada localidade e, dessa forma, teremos base para gerenciar os desafios que a região enfrenta e auxiliar no que estiver ao nosso alcance”, afirmou.

Debates realizados – No segundo dia de programação, houve a palestra “Novos parâmetros no âmbito da Coordenação de Apoio a Polos”, com Alexandre Marques Póvoa, coordenador de Apoio a Polos (COAP) da Capes. Em sua fala, o coordenador apontou as ações desenvolvidas pela coordenadoria, com destaque para a criação do Assistente à Docência, um agente que integra a equipe de atuação dos polos e possui como atribuição a promoção de ações que contribuam para a permanência do discente no curso e o apoio ao processo de comunicação entre os atores do Sistema UAB.

Alexandre Póvoa menciono, ainda, que a COAP reformulará, neste ano, a forma de monitoramento dos polos do Sistema UAB. Na nova formulação, o monitoramento será realizado in loco e por webconferência, a partir da análise do índice de eficiência e de evasão dos cursos nos polos, bem como mediante a aplicação de questionários. Para a divulgação dos resultados, está em fase de finalização o desenvolvimento de um aplicativo móvel que armazenará todas as informações sobre os polos, assim como o relatório de análise da Capes.

Nos próximos anos, a Capes prospecta implantar um novo sistema de intranet nos polos da região com objetivo de levar o acesso à internet a localidades remotas. Também está sendo estudada a possibilidade de inserir cabos de fibra ótica no fundo dos rios amazônicos para a geração de energia elétrica.

A segunda palestra do dia foi “Relatos de experiências em gestão nos Polos UAB e explanação acerca dos Fóruns de Coordenadores de Polos UAB”, com o presidente do Fórum Nacional de Coordenadores de Polos UAB, professor mestre Edilson Carlos Balzzan, trazendo informações relevantes sobre gestão financeira e pedagógica.

Texto e fotos: Divulgação