Com o objetivo de gerar reflexão crítica a partir da narrativa histórica de fatos ocorridos no Chile, durante três dias, o Campus Abaetetuba da UFPA irá receber a mostra “Cinema e Ditadura”. O evento é promovido pelo Curso de Língua Espanhola da Faculdade de Ciências da Linguagem (FACL) e ocorre de 10 a 12 de setembro. A entrada é gratuita e a mostra é aberta a toda comunidade.
A mostra “Cinema e Ditadura” é um evento que lembra os 45 anos do Golpe de Estado no Chile (11/09/1973), com pretensão de contextualizar todo o desenvolvimento do processo de democratização que levou ao posto máximo do governo chileno, por meio do voto universal, o socialista Salvador Allende. Para além da ótica chilena, o evento propõe também gerar reflexões sobre o fenômeno das ditaduras na América Latina.
Para o professor Marco Chandía Araya, a realização se mostra necessária para esclarecer os alunos sobre o que foram as ditaduras e de que forma esse movimento influencia o dia a dia da América Latina até hoje. “É fundamental centrar o diálogo na importância que tem a memória dentro da reconstrução do nosso passado em comum”, explica o professor de Língua Espanhola.
Programação – O evento terá início com a apresentação “45 anos da ditadura militar em Chile: 1973-2018”, realizada pelo professor Carlos Augusto Sarmiento Pantoja, na manhã do dia 10, a partir das 9h30, na sala Cabanagem. Logo em seguida, será a vez da reprodução do documentário A Batalha Do Chile I – A Insurreição da Burguesia (1975). O período da tarde terá as projeções A Batalha do Chile II – O Golpe de Estado (1977) e A Batalha Do Chile III – O Poder Popular (1979).
O dia 11 contará com a reprodução do longa Machuca (2004), às 9h30, seguido por um debate conduzido pelo professor Marco Chandía Araya. Já no último dia de Mostra, 12, a programação mudará de local para o Auditório Central do Campus e terá início com a exibição do filme NO (2012), seguido de fala da professora Rosa Acevedo Marín (NAEA/UFPA).
Para finalizar, no período da tarde, a partir das 14h, será exibida a animação História de um Urso (2014), seguida pelo curta Veo-Veo (2007) e apresentação dos alunos de Língua Espanhola, além do debate final.
Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação