A Mostra Ecofalante de Cinema, reconhecida como o mais importante evento sul-americano para a produção audiovisual ligada às temáticas socioambientais, chega ao Pará, pela primeira vez, tendo atingido mais de um milhão de pessoas desde sua criação em 2012, e exibindo mais de 65 filmes com temáticas que incluem os povos originários, mineração e a desigualdade social.
Na Universidade Federal do Pará (UFPA), as sessões serão seguidas por debates. As atividades serão coordenadas por docentes da graduação de Bacharelado de Cinema e Audiovisual da UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA).
A programação, que terá início sempre às 15h, será dividida em quatro temas principais:
Questões Agrárias e Disputas Territoriais – com o documentário “BR Acima de Tudo”, de Fred Rahal Mauro, que reflete sobre o impacto da expansão da BR-163 sobre as comunidades da Amazônia. Debate com Natália Ribas Guerrero (Dra. Antropologia Social USP) e Thamires Cardoso (Coordenadora da Associação dos Moradores e Produtores Quilombola de Abacatal – Sítio Bom Jesus);
Floresta, Clima e Racismo Ambiental – com o filme “Fé Pelo Clima” de Pedro Carcereri, onde as juventudes de todo o Brasil discutem a crise climática sob a perspectiva de suas espiritualidades e vivências na luta pela ação climática. Debate com Jean Ferreira (Secret. Mun. de Meio Ambiente e Gueto Hub) e Danielly Sabio (Engajamundo);
Cosmologia e Saberes Tradicionais em relação ao Clima – com a obra “Floresta, um jardim que a gente cultiva” de Mari Corrêa, que contrapõe o olhar indígena ao da ciência ocidental e expõe como a colonização persevera no discurso ultrapassado sobre povos indígenas e natureza, escancarando as origens da implacável destruição da Amazônia.
Questões Socioambientais Urbanas – pela obra “Vida Sobre as Águas”, de Danielle Khoury Gregorio e Marcio Isensee, que revela as técnicas de construção coletiva, como as casas de palafita e moradias flutuantes que materializam uma arquitetura territorialmente integrada, construída em harmonia com o ambiente da Bacia Amazônica e profundamente enraizada no rico patrimônio da região. Debate com Klaudia de Almeida Viana Perdigão (FAU/UFPA) e Celso de Jesus (Projeto Segurança Hídrica e Saneamento na região insular de Belém).
Evento sujeito à lotação.