Detalhes do Evento

12/12/2024

Objetivo:
A ação tem o propósito de demostrar que as boas práticas de revitalização do Rio podem ser realizada por todos os cursos da UFPA. A integração de diferentes atores é essencial para o cuidado ambiental dos nossos bens naturais que recortam a Universidade. Na ocasião, as(os) bolsistas do projeto OCA apresentarão as ações ambientais de revitalização fluvial para os estudantes do curso de Terapia Ocupacional.

Público:
Discentes do curso de Terapia Ocupacional

Período do Evento:

12/12/2024

Local/link do Evento:

Trapiche UFPA

Mais Informações:

No dia 12/12 (quarta-feira), às 8h, o Projeto “Observatório da Costeira Amazônica” (OCA) irá demonstrar a navegabilidade do Rio Sapocajuba por meio de embarcações elétricas produzidas por alunos de engenharia mecânica. O Rio Sapocajuba recorta a universidade e, por anos, não era reconhecido como Rio. Em 2021, o projeto iniciou um trabalho de “descortinamento” do Rio para demostrar que ele existe e que oferece muita diversidade dentro da universidade. Atualmente, o OCA possui diversas práticas ambientais implementadas para a regeneração desse ambiente. O Rio, no passado, era navegável e muitas famílias que vivem no entorno destacam sua relação com o ambiente, lembram-se da sua infância e dos banhos que tomavam no Rio. De acordo com a coordenadora do projeto, Sury Monteiro, “conectar práticas educativas e tecnologia é uma forma de atrair o olhar da sociedade para um ambiente ‘não visto’ e ‘abandonado'”. Além disso, no âmbito da COP 30, quais as boas práticas que nós já desenvolvemos localmente e que podem ser apresentadas como soluções ao mundo? É um dos questionamentos abordados na atividade.

Relação com os ODS da ONU:

ODS 1 - Erradicação da PobrezaODS 4 - Educação de QualidadeODS 6 - Água Potável e SaneamentoODS 11 - Cidades e Comunidades SustentáveisODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do ClimaODS 14 - Vida na Água

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo