menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Festival de divulgação científica ocorre pela segunda vez no Campus de Bragança

"pint

Cientistas de 86 cidades brasileiras se preparam para participar de um dos maiores eventos dedicados à divulgação da ciência no mundo: o Pint of Science. Nos dias 20, 21 e 22 de maio, eles vão se unir a pesquisadores de outros 24 países e deixarão as bancadas dos laboratórios para ocupar mesas de bares e conversar sobre suas pesquisas com a população. Apenas no Brasil, a expectativa é de que 50 mil pessoas de todas as regiões compareçam aos bate-papos. Neste ano, a cidade de Bragança participará pela segunda vez do circuito do festival, sob a coordenação do professor Marcus Vinícius Domingues, da UFPA, Campus Universitário de Bragança.

O objetivo é criar um canal de comunicação direto entre os cientistas e a sociedade. Durante o festival, os pesquisadores conversam com o público de forma descontraída e respondem a perguntas. Não há formalidades, como inscrição ou emissão de certificados. Também não é preciso pagar entrada, apenas o que for consumido nos estabelecimentos que sediam o evento.

Esclarecer como a ciência funciona e mostrar a beleza existente em sua capacidade de investigar e explicar o mundo estão também entre as metas dos organizadores. “A experiência de levar um evento desta magnitude para a cidade de Bragança foi gratificante. Tivemos uma excelente receptividade da população que frequentou os vários bares bragantinos em que o evento ocorreu”, afirma a coordenadora local do Pint of Science/2018, professora Janice Muriel Cunha da UFPA/Bragança.

Fórmula de sucesso – Realizado pela primeira vez no Brasil em 2015, quando foi trazido da Inglaterra pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o Pint of Science cresce a cada ano. Os 56 municípios da edição passada saltaram para 86 municípios e, este ano, 2019, estamos em primeiro lugar em cidades recebendo o festival; em segundo está a Espanha, com 72 municípios.

“Em 2019, para o evento a ser realizado em Bragança, contaremos com pesquisadores que falarão dos mais diversos temas, de fake news a manguezais amazônicos”, comenta o professor Marcus Vinícius Domingues, coordenador Local do Pint of Science/2019.

Além da coordenação nacional e regional, em cada um dos 86 municípios que participarão do festival, há um coordenador local responsável pelo evento. A relação das cidades participantes e a programação em cada localidade para o ano de 2019 já estão disponíveis no site pintofscience.com.br.

Texto e arte: Divulgação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo