Nos dias 30 e 31 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da UFPA, e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (PPGEISU), da UFBA, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Adolescência, Juventude, Fatores de Vulnerabilidades e Proteção – GEPJUV e do Observatório da Vida Estudantil – OVE, promovem o Seminário “Celebrando Áfricas II”. O evento ocorrerá de forma on-line, a partir das 14h30, em cada dia, com transmissão ao vivo pelo YouTube do GEPJUV. As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário.
A iniciativa tem o objetivo de celebrar os 59 anos do “Dia da África”, comemorado no dia 25 de maio. A data homenageia a luta dos países africanos pelas independências da colonização europeia e contra o regime do Apartheid, bem como suas afirmações como Estados livres. Participarão desta atividade os professores Devaka Premawardhana, da Emory University dos Estados Unidos; Artemisa Odila Cande Monteiro, pró-reitora de Relações Internacionais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UnilabAna Cristina Conceição Santos, da Universidade Federal de Alagoas (UFAe o artista e escritor Tsumbe Maria, que vai dialogar sobre as novas formas de luta e resistência dos corpos africanos e afro-americanos no século XXI.
Segundo a professora Sónia André, que faz parte da equipe organizadora do “Celebrando Áfricas II”, as parcerias entre os programas, os grupos de pesquisa, as/os professoras/es, os/as artistas e a comunidade acadêmica no geral são responsáveis por promover um intercâmbio de conhecimentos e o compartilhamento de novos saberes e olhares sobre o continente africano, “Berço da Humanidade”.
“Este é um evento promovido por universidades públicas, onde a realização de eventos voltados para a população não branca são de extrema importância. Por isso é fundamental que possamos conhecer e celebrar a África, assim como toda a sua essência, que, muitas vezes, é desconhecida. Para que então possamos partilhar novas perspectivas e experiências a respeito de temáticas que envolvem tanto o continente quanto a sua influência em outros países", afirma a professora Sónia André.
Programação – O “Celebrando Áfricas II” será desenvolvido por meio de mesas-redondas que serão todas on-line. A primeira abordará a “Orientação Sexual da Juventude Negra” e vai ocorrer no dia 30 de maio, com a participação da professora Ana Cristina Conceição Santos, da Universidade Federal de Alagoas, sob a moderação da professora Vitailma Conceção dos Santos, do OVE. Já a segunda mesa-redonda discutirá as “Travessias Africanas”, com a contribuição da professora Artemisa Adilo e do artista e escritor Tsumbe Maria, sob a moderação do professor Vagner Bijágó, da Federal de Alagoas.
Haverá, ainda, a palestra do professor Devaka Premawardhana, que será feita presencialmente, no auditório do Instituto de Ciências da Educação da UFPA (ICED), mas terá também transmissão ao vivo pelo YouTube. A data e o horário desta atividade serão informados pelos e-mails dos inscritos.
Serviço:
Seminário “Celebrando Áfricas II”
Data: 30 e 31 de maio de 2022
Horário: A partir das 14h30 de cada dia.
Inscrições: Acesse aqui.
Texto: Leandra Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Imagem: Imagem de Inernational Horizons por Pixabay