Ocorre, na próxima semana, dia 4 de dezembro, das 14h às 18h, no Auditório Paulo Mendes, no Instituto de Letras e Comunicação da UFPA, o Seminário sobre Língua, Diversidade e Ensino na Amazônia. O evento conta com palestras e discussões relacionadas às línguas, culturas e diversidades amazônicas. O seminário é aberto ao público e, para se inscrever, basta enviar um e-mail com o nome completo para o endereço gelciaufpa@gmail.com. A programação oferece certificação, com carga horária total de 8 horas.
No evento, serão apresentadas pesquisas de professores e alunos da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em Letras. As palestras serão ministradas pelos professores Ana Vilacy Galúcio, Angela Chagas, Fátima Pessoa, Gessiane Picanço, Marília Ferreira, Marília Freitas e Sidi Facundes. Os estudos abordam temáticas voltadas para descrição e análise de línguas indígenas, português indígena, literatura indígena, concepção e produção de materiais didáticos e ensino de línguas indígenas, planejamento e política linguística, ensino de português e análise do discurso. Seu objetivo é divulgar para a comunidade acadêmica as pesquisas, as atividades de extensão e ensino desenvolvidas por docentes e por discentes desses grupos de pesquisa e seus projetos, todos relacionados à diversidade linguística e cultural da Região Amazônica.
Segundo o coordenador do Grupo de Pesquisa em Línguas e Culturas Indígenas Amazônicas, professor Sidi Facundes, os temas abordados provocam reflexões sobre o preconceito linguístico e cultural. “Em um momento político em que algumas pessoas perderam a vergonha de expressar publicamente preconceitos que outrora guardavam para si, é cada vez mais importante que o conhecimento científico relacionado à questão da diversidade linguística e cultural saia dos gabinetes dos pesquisadores e seja compartilhado com a comunidade acadêmica em geral para, então, sair dos muros das universidades”, afirma o professor.
O seminário é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Línguas e Culturas Indígenas Amazônicas (GELCIA), pelo Grupo de Estudos Aruák (GEA), pelo Grupo de Documentação e Descrição de Línguas Indígenas (Dodelin), pelo Programa de Educação Tutorial (PET Letras) e pelo Projeto PROINT "A Universidade nas Aldeias e as Aldeias nas Comunidades".
Serviço:
Seminário sobre Língua, Diversidade e Ensino na Amazônia
Local: Auditório Paulo Mendes, no Instituto de Letras e Comunicação da UFPA
Data: 4 de dezembro
Hora: das 8h às 18h
Inscrições pelo e-mail gelciaufpa@gmail.com
Mais informações por meio do e-mail gelciaufpa@gmail.com.
Texto: Alice Palmeira – Assessoria de Comunicação da UFPA