O Grupo de Trabalho da UFPA sobre o Novo Coronavírus emitiu boletim atualizado, na última quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021, em que informa a manutenção da Bandeira Laranja em todos os campi da UFPA. A Bandeira Laranja está vigente em Altamira desde 6 de janeiro e em todos os demais campi (Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí) desde 28 de janeiro de 2021.
A manutenção do bandeiramento vigente considera que os indicadores epidemiológicos nos municípios onde a UFPA possui campus continuam com taxas elevadas de novos casos, internações, ocupação de leitos de UTI e óbitos, configurando um cenário ainda preocupante.
No Boletim, o GT também reforça que o atual cenário da pandemia requer máxima atenção e orienta que os cuidados básicos de prevenção à doença devem continuar: o distanciamento social, o uso de máscara e a higienização das mãos.
Orientação das bandeiras – Em dezembro de 2020, a UFPA aprovou a Resolução n. 1.513 do Conselho Superior de Administração, adotando o sistema de bandeiras para estabelecer diretrizes para a realização de atividades acadêmicas e administrativas durante o período de emergência em saúde pública causada pela pandemia da Covid-19.
Conforme o documento, a Bandeira Laranja sinaliza a existência de nível alto ou crescente de transmissão viral. Na vigência dessa bandeira, a recomendação geral é que a maioria das atividades acadêmicas e administrativas seja realizada de forma remota.
Saiba mais sobre o sistema de bandeiras, aqui.
Acesse o boletim na íntegra em pdf.
Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA