O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Riscos e Desastres Naturais na Amazônia (PPGGRD), do Instituto de Geociências (IG), prorrogou, até dia 5 de janeiro de 2018, as inscrições para a turma 2018 do Mestrado em Gestão de Riscos e Desastres Naturais na Amazônia. Voltado para profissionais de Segurança Pública e áreas afins, o curso estuda a minimização de riscos e de desastres naturais na Amazônia. A seleção conta com 20 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo site da PPGGRD.
Inscrições – No ato de inscrição, os participantes deverão anexar, em um único arquivo em PDF, os seguintes documentos: Formulário de inscrição preenchido (anexo 1); comprovante de pagamento da taxa de inscrição; diploma de graduação ou atestado de conclusão de curso; histórico escolar do curso de graduação; documento de identidade com foto e CPF. O nome do arquivo deve ser o nome completo do candidato, em caixa alta, sem acento e sem espaço entre os caracteres.
Processo Seletivo – A primeira fase da seleção é composta pela prova escrita temática e análise de Currículo Lattes. A prova escrita será realizada em janeiro, com horário a ser divulgado posteriormente no site do PPGGRD, com perguntas ligadas às linhas de pesquisa do PPGGRD e à bibliografia do processo. Enquanto a segunda etapa consistirá na entrevista com os candidatos classificados, de acordo com o edital. Nesta fase, os candidatos serão avaliados pela desenvoltura na expressão de ideias, considerando o apresentado na Proposta Simplificada de Projeto de Pesquisa, além de serem testados nos conhecimentos básicos da área de formação, no uso da linguagem e na afinidade com o tema da linha de pesquisa escolhida.
Mestrado em Gestão de Riscos e Desastres Naturais – No programa, a minimização de riscos e de desastres naturais na Amazônia é dividida em duas vertentes: Ameaças Naturais no ambiente Amazônico e Vulnerabilidade das populações em áreas de risco. A primeira visa identificar e caracterizar os acontecimentos prejudiciais à região, estudando a vulnerabilidade dos corpos e sistemas receptores e o risco de eventos similares. Já a última linha de pesquisa envolve a perda para um dado elemento ou grupo dentro da área afetada. Também é multidisciplinar, com estudos teórico-conceituais ligados à história e à cultura.
Dessa forma, o mestrando selecionado saberá metodologias de análise de vulnerabilidades sociais, econômicas e ambientais, assim como conhecerá sistemas hidrometeorológicos causadores dos desastres naturais na Amazônia. Também será capaz de formular e/ou usar formas de monitoramento e previsão das ameaças, a fim de definir ações de defesa civil para as ocorrências de desastres. Além disso, o curso também oferecerá uma prova de inglês para avaliar o aproveitamento nas habilidades de tradução e compreensão de textos. Caso o aluno já tenha proficiência em Língua Inglesa, será necessária a comprovação por meio de certificado.
Mais informações por meio do edital, do telefone 3201-8148 ou dos e-mails ppggrd@ufpa.br e ppggrd@gmail.com.
Texto: Alice Palmeira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes