INCT PROBIAM inaugura laboratórios voltados à formulação de produtos farmacêuticos

A Universidade Federal do Pará(UFPA) inaugurou na manhã de ontem, 07 de maio, o Laboratório de Biotecnologia e Bioprocessos e o Laboratório de Engenharia de Processos de Conversão de Biomassa e Resíduos: Sustentabilidade, Biorrefinaria, Bioenergia e Bioprodutos. Os dois novos espaços integram o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de título “Prospecção de biocompostos amazônicos com potencial ação contra agentes infecciosos emergentes e/ou resistentes para obtenção de produtos farmacêuticos”, o INCT PROBIAM que tem sede no campus Guamá.

Os dois laboratórios estão localizados no prédio do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia (PRODERNA) e contam com modernas instalações e infraestrutura de equipamentos para produção, caracterização e padronização de insumos para o desenvolvimento de pesquisas estratégicas com foco na formulação de produtos farmacêuticos a partir de biocompostos amazônicos com aplicação em doenças infecciosas emergentes e negligenciadas. Os espaços também devem concentrar pesquisas associadas a tecnologias para o desenvolvimento sustentável, tais como bioeconomia, biotecnologia, bioprodutos, aproveitamento e valorização de resíduos agroindustriais e biomassa residual e biodiversidade.

A expectativa é que os novos espaços incrementem a promoção e o fortalecimento de bases tecnológicas para a inovação, desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade em saúde através da transformação sustentável da biodiversidade, assim como a inclusão socioeconômica por meio da geração de produtos farmacêuticos e insumos voltados à saúde, com reflexos no adensamento de cadeias produtivas, promoção e consolidação da economia circular verde, bioeconomia e bioprodutos.

O INCT-PROBIAM é coordenado pela professora Marta Chagas Monteiro, do Instituto de Ciências da Saúde/UFPA e tem como vice coordenador o professor Nélio Teixeira Machado do Instituto de Tecnologia/UFPA. e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, respectivamente.

O instituto conta com 18 Grupos de Pesquisa, 28 Pesquisadores e 10 Bolsistas de Produtividade PQ e DTI. A execução das pesquisas está concentrada na Faculdade de Farmácia do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA e nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF/UFPA), Engenharia Sanitária e Ambiental (PPGESA/UFPA), Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia (PRODERNA/UFPA), Química (PPGQ/UFPA) e Neurociências e Biologia Celular (PPGNBC/UFPA), assim como nos diferentes laboratórios das instituições e centros de pesquisa que constituem a rede do instituto.

TEXTO: INCT-PROBIAM, com edição da Assessoria de Comunicação Institucional

FOTOS: INCT-PROBIAM