Desde às 14h desta segunda-feira, 11 de janeiro, o sistema de inscrições do Processo Seletivo 2021 da Universidade Federal do Pará (PS2021 da UFPA) já está funcionando. O principal concurso para ingresso no ensino superior da UFPA, desta vez, disponibiliza 7.355 vagas em 196 ofertas de cursos sediados em 19 municípios paraenses, incluindo 196 vagas adicionais reservadas a pessoas com deficiência (PcD). As inscrições são online e podem ser feitas até as 17h do dia 5 de fevereiro. A expectativa é que cerca de 90 mil estudantes participem do concurso.
Inscrições – Pelo quarto ano consecutivo, o valor da taxa de inscrição no PS da UFPA é R$ 50 reais. Este ano, o pagamento da taxa deve ser feito até o dia 19 de fevereiro, mas quem deseja a isenção da taxa de inscrição deve solicitar o benefício no ato da sua inscrição.
Podem solicitar a isenção estudantes que comprovem ter cursado todo o Ensino Médio ou equivalente na rede pública, ou aqueles que cursaram todo o Ensino Médio na rede privada com bolsa integral de estudos. Essa isenção no pagamento da taxa de inscrição não se confunde com o direito de concorrer a vagas de cotas específicas. A UFPA vai analisar os pedidos de isenção e o resultado deve ser divulgado a partir do dia 8 de fevereiro na página de acompanhamento de inscrição de cada candidato(a).
Regras – Para o PS2021, as principais regras continuam as mesmas de anos anteriores. O preenchimento das vagas utiliza como base os resultados obtidos pelos(as) candidatos(as) nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2020, que ocorrerão, presencialmente, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, no formato digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Os(As) estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas localizadas em um dos estados da Região Norte recebem bônus de 10% sobre o valor da nota obtida no Enem.
Não há alterações em relação ao Sistema de Cotas, observando o disposto nas Leis n. 12.711/2012 e n. 13.409/2016. Metade das vagas da instituição segue reservada para os(as) egressos(as) da rede pública de ensino. Desse percentual, 50% das vagas são destinadas a quem é oriundo de família com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, e, dessas vagas, no mínimo 78% serão direcionadas para quem se autodeclara preto, pardo ou indígena. Ainda pelo sistema de cotas da UFPA, pelo menos 7,76% das vagas serão reservadas a quem se declara pessoa com deficiência. Além disso, PcDs podem se candidatar a uma vaga extra criada pela Universidade em todos os cursos ofertados.
Em quadros do edital, os(as) candidatos(as) podem conferir com mais detalhes os grupos de inscrição e os grupos de vagas aos quais concorrerão a partir do seu perfil. Assim, será possível perceber, de maneira clara, que um(a) mesmo(a) candidato(a) concorre, em muitas ocasiões, a vagas que pertencem a mais de um grupo de cota.
O que mudou? – Embora várias regras sejam as mesmas, há diferenças no concurso deste ano em relação ao PS 2020. A primeira novidade está ligada à pandemia de Covid-19. Devido às restrições previstas para minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus, os(as) candidatos(as) inscritos(as) para os cursos de Dança e Música não farão Exame de Habilidades. O Enem será, portanto, a única prova para todos(as) os(as) candidatos(as) ao PS 2021.
Outra novidade está prevista para o “pós-Listão”. A partir deste ano, quem deseja concorrer a vagas pelo sistema de cotas reservadas a pessoas que se inscrevem e se autodeclaram pretos(as) ou pardos(as) deverão se apresentar a uma Comissão de Heteroidentificação, que irá analisar se o fenótipo de cada candidato(a) confirma a autodeclaração.
Serviço:
Edital do PS 2021
Inscrições a partir das 14h do dia 11 de janeiro até as 17h do dia 5 de fevereiro.
Edital completo no formato PDF
Edital acessível em Libras no Youtube
Edital acessível em Libras no Google Drive
Edital acessível para leitores de tela
Mais informações na página do concurso.
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt Ascom