Em agosto deste ano, Belém irá receber o XXVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. O evento é um dos mais importantes da área e, pela primeira vez, será realizado no Norte do país. Com o tema “O Uso Consciente da Biodiversidade”, o Congresso de 2018 também irá homenagear os 50 anos da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA) e os 60 anos da Universidade Federal do Pará (UFPA). As incrições e submissões de trabalhos continuam abertas somente via internet, no site do evento, até o dia 10 de agosto de 2018. Após esta data, as inscrições somente poderão ser efetuadas na secretaria de credenciamento, no local do Congresso, havendo vagas. O participante receberá e-mails de confirmação da inscrição com os dados de pagamento.
Pesquisadores da área também podem submeter seus trabalhos e expor suas pesquisas. Para submeter os trabalhos, pelo menos um dos autores deve estar inscrito no evento. Cada inscrição dá direito à submissão de até dois trabalhos. O valor da inscrição depende da categoria e se é sócio ou não da SBCTA. A tabela com os valores está disponível no site do evento.
De acordo com a professora da UFPA, Luiza Meller, presidente do evento, o Congresso serve para reunir os principais pesquisadores da área de alimentos em um debate sobre as diretrizes, as contribuições e a evolução das pesquisas na área. “O objetivo é discutir com todos os setores interessados o cenário atual da área de alimentos, divulgando pesquisas, equipamentos e processos inovadores que contribuem para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil”, diz.
Temática – O tema desta edição do Congresso é "O Uso Consciente da Biodiversidade: Perspectivas para o Avanço da Ciência e Tecnologia de Alimentos". A professora destaca que é importante debater o tema, principalmente na região amazônica, pois as matérias-primas daqui apresentam um grande potencial tecnológico e estão sendo estudadas por pesquisadores de vários países.
“Atualmente, o maior entrave que a indústria de alimentos tem é justamente na obtenção de matérias primas para produção em grande escala. Porém, há a necessidade de pesquisas que visem não só a utilização das partes ‘nobres’, mas também o aproveitamento integral das matérias-primas, e também tecnologias que sejam menos agressivas ao meio ambiente e, consequentemente, políticas que apoiem essas ações”, ressalta a organizadora do evento.
60 anos da UFPA – Este ano, o evento vai contar com programação especial em comemoração aos 50 anos da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA) e aos 60 anos da UFPA. “Pretendemos realizar atividades culturais e científicas que possam apresentar um pouco da história e das contribuições que a UFPA e a SBCTA tiveram na ciência e tecnologia de alimentos”, detalha a professora Luiza. Outros professores da Universidade também irão ministrar palestras no evento.
Além disso, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da UFPA é o único programa de pós-graduação da área na região Norte. Segundo a professora Luiza, a organização acredita que esse foi um dos fatores que colaboraram para a escolha de Belém para sediar o evento.
Serviço:
Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos
De 13 a 16/08/2018
Inscrições e submissão de trabalhos podem ser feitas por meio do site do evento até 10 de agosto.
Texto: João Pedro Bittencourt – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação