O Programa de Pós-graduação em Gestão Pública (PPGGP) está com inscrições abertas até o dia 24 de novembro, sexta-feira, para o processo seletivo de formação da turma 2018 do Mestrado Profissional em Gestão Pública. Das 19 vagas ofertadas, nove são destinadas exclusivamente para os servidores da UFPA.
O PPGGP foi recomendado pela CAPES em outubro de 2011 e teve a primeira turma em 2012. Até o momento, 58 pessoas já obtiveram a titulação no mestrado, dentre eles, 24 servidores da UFPA. Com a conclusão da próxima turma, prevista para o final desde mês de novembro, outros 13 servidores da UFPA também devem alcançar o título de mestre.
Inscrições – Os interessados devem entregar formulário de inscrição preenchido, juntamente com as cópias do RG, do CPF e do Título de Eleitor, uma foto 3×4 (recente), o Curriculum Vitae da Plataforma Lattes (com cópia das devidas aprovações) e o Projeto de Dissertação, com indicação da linha de pesquisa e o pretenso orientador. No ato da inscrição é necessário optar por um dos grupos: Grupo 1, referente aos servidores Técnico-administrativos da Universidade Federal do Pará, com até nove vagas destinadas à linha de pesquisa Gestão de Organizações Públicas; Grupo 2, para a demanda social, aberta ao público em geral, com até dez vagas destinadas à linha de pesquisa Gestão Pública Municipal. As vagas disponibilizadas serão preenchidas por ordem conforme o cálculo descrito no edital. Informações mais detalhadas podem ser consultadas no site do programa.
Pós-graduação em Gestão Pública – A criação do programa é uma iniciativa da Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal(Progep), em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação(Propesp) e o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos(NAEA), que tem o intuito de atender a demanda de discentes que já possuem uma carreira pública consolidada e buscam em um curso de pós-graduação uma forma de incrementar a sua atuação profissional, colaborando com a otimização dos processos gerenciais na Universidade e demais instituições públicas na região amazônica.
A Coordenadora do Programa, Profª. Drª. Simaia do Socorro das Mercês, afirma que os trabalhos de conclusão de curso realizados pelos concluintes do Mestrado Profissional em Gestão Pública, por terem forte aplicabilidade, vêm contribuindo para a melhoria de processos gerenciais na UFPA e demais instituições públicas, fato este que se faz notório ao consultar a lista de trabalhos disponibilizados no site do PPGGP.
“Certamente a vivência no curso e a oportunidade de trocar experiências, com os professores e demais docentes, constituem o ambiente propício para o desenvolvimento de reflexões acerca das questões envolvidas no desempenho profissional que muito tem contribuído para a melhoria dos processos de trabalho na UFPA”, declara Simais acerca do empenho dos alunos do mestrado no decorrer da pós-graduação.
Texto: Assessoria Progep/UFPA