Núcleo de Medicina Tropical promove debate sobre as interações entre o meio ambiente e a saúde na Amazônia

O Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará (NMT/UFPA) realiza, no dia 26 de junho, o I Simpósio sobre Saúde e Meio Ambiente do NMT/UFPA, com o tema “Mudanças Ambientais e Saúde na Amazônia: Perspectivas para um Território Vivo”. O evento ocorre das 8h às 12h, no Anfiteatro do NMT, localizado na Avenida Generalíssimo Deodoro, em Belém, e tem como objetivo promover a discussão sobre as interações entre meio ambiente e saúde na Amazônia, enfatizando os impactos das transformações ambientais sobre os territórios, os ecossistemas e as populações humanas.

Realizado em comemoração ao mês internacional do Meio Ambiente, o simpósio surge da necessidade de ampliar o debate sobre os efeitos das mudanças climáticas e ambientais na saúde humana. A programação abordará temas centrais para essa compreensão, incluindo a concepção do território amazônico como espaço vivo, os impactos da degradação dos ecossistemas aquáticos, o aumento da exposição humana a animais peçonhentos em áreas sob intensa transformação ambiental e o risco de intoxicação mercurial associado à atividade garimpeira.

“Precisamos compreender a Amazônia não apenas como um espaço geográfico ou de ecossistemas naturais, mas toda essa relação do ambiente no sentido amplo, no sentido físico, no sentido humano, no sentido social, no sentido econômico também. Essas inter-relações que existem entre o meio ambiente e a vida real das pessoas. Porque pensar em vida é pensar também em saúde”, destaca a professora Marília Brasil Xavier, coordenadora geral do evento.

Para abordar o tema, o simpósio contará com palestras e mesa-redonda conduzidas por especialistas convidados, com exposições dialogadas seguidas de espaço para debates e interação com o público. O evento é voltado para estudantes de graduação, pós-graduação e da educação básica (ensino médio), profissionais da saúde, pesquisadores, gestores públicos e comunidade acadêmica em geral. Interessados em participar, podem se inscrever via formulário virtual. Haverá emissão de certificados.

Núcleo de Medicina Tropical – O NMT possui como missão promover a articulação e a integração nas diferentes áreas da saúde, com o propósito de fomentar o desenvolvimento socioambiental e a melhoria da qualidade de vida da população amazônica. Entre as pesquisas em desenvolvimento, destacam-se estudos sobre o risco de intoxicação mercurial em rios da Amazônia, bem como sobre o impacto das mudanças ambientais e climáticas nos nichos ecológicos de animais peçonhentos, como répteis e artrópodes. 

“A gente entende a saúde humana como relacionada também com os animais, numa perspectiva de ambiente, como em um sistema planetário. E as repercussões das mudanças nesses ambientes vêm a afetar as populações humanas, como, por exemplo, a mudança de padrões com acidentes com animais peçonhentos”, afirma a professora. 

“A Amazônia é um reservatório aquífero importantíssimo para o mundo e para as nossas populações. As nossas populações amazônicas são uma população de florestas e de rios. Então, qualquer processo de modificação antrópica, inclusive de contaminação, afeta a própria sobrevivência dessas pessoas”, alerta a coordenadora.

Serviço:

I Simpósio sobre Saúde e Meio Ambiente do NMT/UFPA – “Mudanças Ambientais e Saúde na Amazônia: Perspectivas para um Território Vivo”

Data: 26 de junho de 2026

Horário: 8h às 12h

Local: Anfiteatro do Núcleo de Medicina Tropical – UFPA (Avenida Generalíssimo Deodoro, 92 – Umarizal, Belém-PA)

Inscrições via formulário virtual

Leia mais:

TEXTO: Gabriela Cardoso - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom/UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 3 - Saúde e Bem-EstarODS 4 - Educação de QualidadeODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do ClimaODS 14 - Vida na ÁguaODS 15 - Vida Terrestre

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Acessar o conteúdo