O Observatório Paraense do Mercado de Trabalho (Opamet) irá lançar, na próxima quinta-feira, 25, o “Relatório Especial Impactos da Crise Pandêmica e Econômica no Mercado de Trabalho Paraense”. O evento ocorrerá por meio de live, às 19h, com as participações dos professores da UFPA José Raimundo Trindade e Mário Brasil, da doutoranda Nathalya Rocha (PPGE/UFPA) e do pesquisador Sandro Ribeiro (UEPA), que irão conversar sobre os dados apontados no relatório e sobre a participação das mulheres e da juventude no mercado de trabalho.
O relatório do Opamet é uma ferramenta de análise e acompanhamento do mercado de trabalho, fundamentado nas bases de dados do IBGE, do Ministério da Economia e do Banco Central, o qual tem o objetivo de oferecer aos agentes econômicos e sociais um instrumento de acompanhamento das movimentações cíclicas do emprego, da renda e das relações de trabalho nas duas unidades geográficas estabelecidas (Pará e Belém). Os dados analisados e os indicadores aferidos são básicos, porém possibilitam uma aproximação e conhecimentos ao conjunto da sociedade.
“O Opamet busca cumprir parte de suas funções sociais fundantes como grupo de pesquisa de uma universidade pública. Este relatório é lançado em um momento específico e grave da sociedade brasileira”, ressalta José Raimundo Trindade.
Segundo o professor, os dados do relatório mostram um paulatino agravamento das condições de geração de emprego e renda da população causado pelas incertezas econômicas e sanitárias colocadas para o ano de 2021. “As análises apontam uma baixa capacidade de recuperação da economia, ressaltando-se tanto a dificuldade de retorno dos investimentos privados como as amarras colocadas à capacidade de investimento público e intervenção governamental”, completa.
A live de lançamento será realizada no perfil do Observatório, no dia 26 de fevereiro, às 19h.
Relatório Especial – O relatório oferece uma breve análise sobre a conjuntura econômica nacional, com foco nos aspectos de emprego e ocupação que definem o atual quadro econômico nacional, marcado pela persistência da crise sanitária e econômica; e uma contextualização dos principais indicadores de emprego e renda relativos ao cenário econômico antes do agravamento da pandemia no Pará.
Entre suas seções, há a apresentação de indicadores macroeconômicos que apontam os impactos setoriais e na atividade econômica do estado durante este período de crise. Há uma análise da evolução dos indicadores de emprego e renda ao longo do período de crise, de março de 2020 a outubro de 2020, além da oferta de artigos autorais de pesquisadores do Observatório, que ampliam os cenários indicados ao longo do relatório e sugerem elementos centrais para a discussão dos caminhos para a superação da atual conjuntura.
Opamet – O Observatório Paraense do Mercado de Trabalho (Opamet) realiza o acompanhamento mais detido do mercado de trabalho no Pará e em Belém. dos dados dos registros administrativos da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (NCAGED) e da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de documentos disponibilizados pelo Departamento Intersindical de Estudos Econômicos e Estatísticos (Dieese).
Texto e arte: Divulgação