A UFPA tem contribuído para este objetivo de diversas formas, com destaque para as seguintes ações:
- Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU)
O Programa está vinculado ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA (NAEA), formado pelos níveis de Mestrado e Doutorado. O Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (PLADES) foi implantado em 1977 e foi pioneiro dos programas de pós-graduação stricto sensu das áreas de humanidades e ciências sociais aplicadas na Amazônia. O curso foi, desde o início, temático voltado à formação e à pesquisa sobre o planejamento do desenvolvimento. O Doutorado em Ciências – Desenvolvimento Socioambiental iniciou em 1994, absorvendo o debate crítico de ponta na época nos temas sobre desenvolvimento, planejamento e questões ambientais.
Mais informações
- Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA)
O Programa, criado em 2005, é vinculado ao Instituto de Geociências da UFPA (IG), em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA/Amazônia Oriental). Atualmente integram também o PPGCA pesquisadores do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a Lancaster University (UK). Seu objetivo é a formação de recursos humanos especializados no estudo dos problemas ambientais da Amazônia, com o enfoque interdisciplinar e integrado, aperfeiçoando o entendimento dos processos que regem o funcionamento dos ecossistemas e de como as mudanças do uso da terra e o clima afetam o funcionamento biogeoquímico e físico da Amazônia.
Mais informações
- Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental (PPBA)
Vinculado ao Instituto de Estudos Costeiros da UFPA (IECOS), localizado em Bragança-PA, o Programa desenvolve pesquisas científicas em ecologia, sistemas socioambientais, oceanografia e sistemática e evolução, em uma configuração geográfica excepcional na costa da Amazônia. Como primeiro curso de pós-graduação do estado estabelecido no interior (desde 2000), tem uma longa história de sucesso em pesquisas científicas na área. O PPBA está mantendo ativamente parcerias nacionais e internacionais com instituições de pesquisa nas Américas, na Europa e África, oferecendo aos seus estudantes a oportunidade para interagir com colegas do exterior ou realizar pesquisas em instituições parceiras.
Mais informações
- Climate-U
Projeto internacional coordenado pela Universidade de Londres, com participação da UFPA e de outras instituições brasileiras. Visa investigar as mudanças climáticas no mundo e o papel das Instituições de Ensino Superior no enfrentamento desse problema global, com a possibilidade de contribuir para a sustentabilidade do planeta.
Mais informações