menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

ODS 14 – Vida na Água

A UFPA tem contribuído para este objetivo de diversas formas, com destaque para as seguintes ações:

  • Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável
    A UFPA participa na iniciativa Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, Brasil, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio de ações do Grupo de Trabalho sobre Cultura Oceânica, instituído por portaria da Reitoria da UFPA em 2021.
  • Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia
    O Núcleo é uma unidade acadêmica de formação superior em pós-graduação voltada para o conhecimento da ecologia de águas interiores, estuarinas e marinhas e, em particular, das ciências pesqueiras. O objetivo do NEAP é proporcionar o ensino, a pesquisa e a extensão, visando ao desenvolvimento sustentável da exploração dos recursos pesqueiros e dos ecossistemas aquáticos a eles associados (marinhos, estuarinos e de água doce) na Região Amazônica.​
    Mais informações
  • Cursos de Graduação e Pós-Graduação
    A UFPA possui nove campi sediados no entorno do estuário do Rio Amazonas – um dos maiores estuários do planeta -, nos municípios de Breves, Soure, Abaetetuba, Belém, Ananindeua, Castanhal, Capanema, Salinópolis, Bragança. Nesses campi, a UFPA oferta cursos de graduação, especialização, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação, que atuam e colaboram com as metas dos ODS 14, entre os quais os cursos de Oceanografia, Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Engenharia de Pesca, Engenharia Costeira e Oceânica, entre outros. Além de Programas de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca, em Oceanografia, em Biologia Ambiental e em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia.
  • Projeto Conecta Década
    Criado especificamente para atuar durante a “Década do Oceano”, o Projeto de Extensão Conecta Década, da Faculdade de Oceanografia da UFPA, busca mobilizar diversas áreas do conhecimento, para que, juntas, desenvolvam uma atuação efetiva nesses dez anos visando informar e influenciar a sociedade sobre práticas de conservação dos oceanos.
    Mais informações

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo