A UFPA tem contribuído para este objetivo de diversas formas, com destaque para as seguintes ações:
- Programa Futuras Cientistas
Entre diversas ações voltadas para incentivar a participação de mais meninas e mulheres na ciência, este ano a UFPA também integrou as atividades do Programa Futuras Cientistas. A iniciativa voltada para o estímulo de mulheres, integrantes da rede pública de ensino, nos espaços de produção científica no país expandiu, pela primeira vez, sua atuação em nível nacional e teve a UFPA como parceira no acolhimento de alunas do 3° ano do ensino médio e professoras da educação básica.
Mais informações
- Clínica de Atenção à Violência
A Clínica, projeto vinculado à Faculdade de Direito e ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Amazônia (Neiva), tem como foco atender às pessoas envolvidas em situação de violência, em especial os grupos vulneráveis, como crianças, mulheres, idosos e LGBTQIAPN+. O projeto conta com aproximadamente 15 profissionais de áreas diversas para o atendimento de demandas jurídicas e psicossociais dessa população.
Mais informações
- Projeto Costuraê
Criado em 2017, o projeto conecta a comunidade local e alunos da UFPA. Seu objetivo é encaminhar a independência financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial moradoras de comunidades periféricas nos arredores da universidade. O portfólio inclui cursos de corte e costura, oficinas de moda local, uso de materiais ecológicos para a confecção de roupas e bolsas.
Mais informações