menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

ODS 7 – Energia Limpa e Acessível

A UFPA tem contribuído para este objetivo de diversas formas, com destaque para as seguintes ações:

  • Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon)
    criado por meio de uma iniciativa de professores e pesquisadores da UFPA, em parceria com a Eletrobrás e o Governo do Estado do Pará, o Centro realiza ações de sustentabilidade energética. Um dos projetos desenvolvidos é voltado para gestão de energia e eficiência energética no Campus Guamá, em Belém. Além da redução de custos com energia elétrica – e consequente economia para os cofres públicos -, as ações auxiliam na melhoria da qualidade e eficiência energética dos prédios e sistemas do campus e promovem o estímulo e o desenvolvimento de novos conhecimentos na área. Possui seis frentes de trabalho: Sistema de Gestão de Energia Elétrica (SISGEE); Qualidade de Energia Elétrica e Modalidade Tarifária; Eficiência Energética em Edificações; Automação Predial; Sistemas Fotovoltaicos e Medição e Verificação.
    Mais informações
  • Sistema Inteligente Multimodal da Amazônia (Sima)
    Projeto de mobilidade elétrica, iniciado em 2020, sob a gestão do Centro de Excelência e Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), em parceria com a Norte Energia, além de outras entidades do setor energético e tecnológico local e regional e dos laboratórios do Instituto de Tecnologia da UFPA (ITEC). Por meio do projeto, foi instalado o primeiro corredor verde da Região Norte, entre as cidades de Belém e Castanhal. São quatro eletropostos do projeto já instalados no Campus Guamá e um em Castanhal. Dois ônibus elétricos estão em funcionamento: um circula internamente no Campus Guamá e outro faz o percurso entre o Campus Guamá e o Campus Universitário de Castanhal. Está em desenvolvimento ainda o projeto de construção de um barco elétrico.
    Mais informações
  • Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (Gedae)
    É um dos grupos mais antigos do Brasil a trabalhar com fontes renováveis de energia, principalmente solar e eólica, e a sua combinação em sistemas híbridos de produção de eletricidade. Desde a sua fundação, em 1º de novembro de 1994, o Gedae tem sido reconhecido como centro de referência em sistemas híbridos para atendimento de localidades isoladas da rede elétrica convencional e foi o grupo que mais colaborou com outras instituições na implantação deste tipo de sistema em diversas comunidades.
    Mais informações
  • Campanha “É da nossa conta”
    Com o objetivo de sensibilizar a comunidade universitária sobre os impactos do desperdício de energia elétrica e atentando à escassez de recursos financeiros nas universidades brasileiras, a UFPA lançou, em 2019, a campanha “É da nossa conta”, que pretendeu reforçar a importância do uso racional de energia através da adoção de hábitos sustentáveis.
    Mais informações

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo