LACSPOT

Laboratório de Acionamento e Controle de Sistemas de Potência

O Laboratório de Controle de Sistemas de Potência da UFPA (LACSPOT) é destinado à realização de estudos teóricos e experimentais visando ampliar a qualidade e a segurança de operação de sistemas de geração e condicionamento de energia elétrica. O Laboratório conta com um conjunto de bancadas e plantas para estudo de controle automático de geradores síncronos, de geradores fotovoltaicos e de controle de conversores de potência ca/cc (retificatores), cc/cc (buck, boost), cc/ca (inversores). Os estudos incluem o desenvolvimento de estratégias inteligentes, adaptativas e robustas, desenvolvimento, implementação e testes de protótipos. Os sistemas e protótipos desenvolvidos no LACSPOT têm sido testados com sucesso em grandes usinas do sistema elétrico brasileiro, incluindo a UHE de Tucuruí, em.projetos com suporte financeiro das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte).

Instituto

Município

Gestão

Coordenador(a):
Carlos Tavares da Costa Júnior

cartav.ufpa@gmail.com

Contatos e Localização

Telefone:

Endereço:
Rua Augusto Corrêa, 01, Campus Universitário do Guamá, Setor Profissional, Prédio do Laboratório de Engenharia Elétrica e de Computação - Bairro Guamá - CEP 66075-110 - Belém - Pará - Amazônia - Brasil

teste