Imaginas tu sentadinho(a) na plateia do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), quando de repente surgem personagens da ficção científica como o Homem de Ferro, o Huck, Sheldon Cooper e Amy Farrah Fowler e o doutor Emmett Lathrop (do filme ‘De volta para o futuro’) interagindo contigo? Foi o que aconteceu durante a Semana do(a) Calouro(a) UFPA 2024 no momento da apresentação da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada no Campus Guamá, entre os dias 7 a 13 de julho.
A organização preparou a interação lúdica para as(os) estudantes com o objetivo de divulgar melhor os canais de acesso às informações do evento que é o maior da área em toda a América Latina, envolvendo universidades, centros de pesquisa e instituições que promovem o desenvolvimento e divulgação da ciência.
“É evidente que estamos fazendo uso de um estereótipo de cientista que nem sempre corresponde aquilo que a gente vai conhecer aqui na universidade, mas estamos usando esse estereótipo para chamar a atenção de vocês para algo que é uma das maiores oportunidades acadêmicas que vocês terão. A reunião anual da SBPC é uma chance que várias gerações que antecederam vocês como alunos aqui da universidade não tiveram”, ressaltou o professor Marcos Diniz, que apresentou a SBPC aos (às) novos(as) calouros (as).
A apresentação da SBPC foi muito bem recebida entre o público jovem. O estudante do segundo semestre de Pedagogia Erick Patrick, disse “o que mais me chamou a atenção e me fez vir até aqui foi exatamente a apresentação da SBPC. Eu queria saber mais informações de como participar, porque é uma coisa muito interessante pra mim como estudante”, afirmou o jovem. “A abordagem que tiveram trazendo os personagens lúdicos foi algo bem interessante, porque essa questão do lúdico – trabalhamos muito na pedagogia – chama muito a atenção. Eu pretendo participar como monitor, porque tudo o que foi dito e repassado na apresentação foi empolgante e interessante”, planejou.
Conferência de abertura – O palestrante convidado, Alan Alves Brito, membro da SBPC, ressaltou em sua fala durante a aula magna com tema “Ciência e Educação para o Futuro da Amazônia”, também destacou a importância da participação dos estudantes no evento. “Reafirmo o convite para que todos vocês participem desse momento ímpar na vida universitária. Todas as universidades que recebem a SBPC são de fato transformadas”. O pesquisador citou a experiência pessoal para encorajar os estudantes. “A primeira vez que participei da SBPC, a minha vida mudou. A cada um que está aqui seja veterano, ou calouro, não deixe de participar da reunião da SBPC. Tenho certeza que serão transformados como eu”, disse.
A Reunião Anual – Esta é a terceira vez que uma edição da SBPC será realizada no estado do Pará. As outras duas ocasiões foram em 1983, com as atividades ocorrendo no Campus Guamá, e em 2007, com a concentração das atividades no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.
A SBPC foi criada em 1948 e, ininterruptamente, desde 1949 realiza sua Reunião Anual, considerada o maior evento científico da América Latina. O evento – voltado à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil – reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes, além de autoridades e gestores, formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País. As reuniões objetivam debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, além de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.