Personagens da ficção científica apresentam SBPC aos (às) calouros(as) da UFPA

Imaginas tu sentadinho(a) na plateia do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), quando de repente surgem personagens da ficção científica como o Homem de Ferro, o Huck, Sheldon Cooper e Amy Farrah Fowler e o doutor Emmett Lathrop (do filme ‘De volta para o futuro’) interagindo contigo? Foi o que aconteceu durante a Semana do(a) Calouro(a) UFPA 2024 no momento da apresentação da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada no Campus Guamá, entre os dias 7 a 13 de julho.

A organização preparou a interação lúdica para as(os) estudantes com o objetivo de divulgar melhor os canais de acesso às informações do evento que é o maior da área em toda a América Latina, envolvendo universidades, centros de pesquisa e instituições que promovem o desenvolvimento e divulgação da ciência.

Fotografia de um homem de perfil segurando um artefato que adquire diferentes formatos de acordo com o movimento. O homem olha fixamente para o objeto que tem nas mãos. Ele usa óculos e um jaleco branco.

“É evidente que estamos fazendo uso de um estereótipo de cientista que nem sempre corresponde aquilo que a gente vai conhecer aqui na universidade, mas estamos usando esse estereótipo para chamar a atenção de vocês para algo que é uma das maiores oportunidades acadêmicas que vocês terão.  A reunião anual da SBPC é uma chance que várias gerações que antecederam vocês como alunos aqui da universidade não tiveram”, ressaltou o professor Marcos Diniz, que apresentou a SBPC aos (às) novos(as) calouros (as).

Fotografia de um jovem pardo lendo um livro. Ele está de pé, veste uma camiseta cinza e usa óculos. À sua frente há uma bancada com vários livros expostos.

A apresentação da SBPC foi muito bem recebida entre o público jovem. O estudante do segundo semestre de Pedagogia Erick Patrick, disse “o que mais me chamou a atenção e me fez vir até aqui foi exatamente a apresentação da SBPC. Eu queria saber mais informações de como participar, porque é uma coisa muito interessante pra mim como estudante”, afirmou o jovem. “A abordagem que tiveram trazendo os personagens lúdicos foi algo bem interessante, porque essa questão do lúdico – trabalhamos muito na pedagogia – chama muito a atenção. Eu pretendo participar como monitor, porque tudo o que foi dito e repassado na apresentação foi empolgante e interessante”, planejou.

Fotografia de um jovem fazendo uma selfie ao lado das personagens Hulck e Homem de Ferro. O jovem está de mochila e faz um sinal de positivo com o dedo polegar.

Conferência de abertura – O palestrante convidado, Alan Alves Brito, membro da SBPC, ressaltou em sua fala durante a aula magna com tema “Ciência e Educação para o Futuro da Amazônia”, também destacou a importância da participação dos estudantes no evento.  “Reafirmo o convite para que todos vocês participem desse momento ímpar na vida universitária. Todas as universidades que recebem a SBPC são de fato transformadas”. O pesquisador citou a experiência pessoal para encorajar os estudantes. “A primeira vez que participei da SBPC, a minha vida mudou. A cada um que está aqui seja veterano, ou calouro, não deixe de participar da reunião da SBPC. Tenho certeza que serão transformados como eu”, disse.

A Reunião Anual – Esta é a terceira vez que uma edição da SBPC será realizada no estado do Pará. As outras duas ocasiões foram em 1983, com as atividades ocorrendo no Campus Guamá, e em 2007, com a concentração das atividades no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

A SBPC foi criada em 1948 e, ininterruptamente, desde 1949 realiza sua Reunião Anual, considerada o maior evento científico da América Latina. O evento – voltado à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil – reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes, além de autoridades e gestores, formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País. As reuniões objetivam debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, além de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

TEXTO: Nilmara Melo - Ascom UFPA

FOTOS: Oswaldo Forte - Ascom UFPA