menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

PesquisaCom debate a produção de conhecimento durante a pandemia

"PESQUISACOM"

Em meio à pandemia e ao isolamento social, a produção cientifica também está precisando se reinventar, criar novos canais de interlocução e realizar ainda mais ações conjuntas para fortalecer o conhecimento criado nas regiões brasileiras que atualmente menos recebem recursos para a educação. Por este motivo, nos dias 18 e 19 de junho, acontece, virtualmente, o I PesquisaCom – Seminário Interprogramas em Comunicação das Regiões Norte e Nordeste, evento que vai reunir professores, alunos, pesquisadores e profissionais para discutir os novos rumos da área da Comunicação e o “novo normal” no ensino acadêmico. O evento  é gratuito e será totalmente virtual.

A programação da primeira edição do PesquisaCom vai contar com nomes importantes da comunicação nacional. No dia 18 de junho, às 9h, Edson Dalmonte, representante da área da Capes, fala sobre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação em Comunicação para as Regiões Norte e Nordeste. Já no dia 19, às 9h, Maurício Ribeiro, presidente da Compós, traz para o debate a importância da Pós-Graduação em Comunicação para o ensino e a democracia.

Esta edição teve 55 inscrições para apresentação, representando docentes de 11 instituições federais, e a expectativa é ter cerca de 500 participantes, que vão acompanhar as discussões nos dois dias de evento. Como se trata da primeira edição, serão apresentadas as pesquisas apenas de docentes, mas a intenção é que, já na próxima, haja a participação de grupos de pesquisa, pesquisas de discentes de universidades estaduais e particulares, além de outras propostas de conteúdo.

“Apesar desse período de instabilidade social com a pandemia e a necessidade de mantermos o distanciamento social, sentimos também, todos nós, o desejo de aproximação e diálogo. Desse modo, queremos intensificar atividades que contribuam para socialização, intercâmbio de ideias e de conhecimentos entre os programas de Pós-Graduação em Comunicação das Regiões Norte e Nordeste, envolvendo professores e alunos. A ideia é que cada professor apresente sucintamente para professores e alunos dos programas participantes, além da sociedade em geral, suas principais pesquisas e resultados, seu grupo de pesquisa, linhas de investigação e referenciais teóricos/ metodológicos com os quais vem trabalhando”, comenta a professora Luciana Miranda, coordenadora geral do evento.

As inscrições para docentes que irão apresentar suas pesquisas já estão encerradas, mas os ouvintes podem se inscrever até o dia 19, aqui. Tanto expositores quanto ouvintes receberão certificados do evento.

Programação Além das palestras de abertura, haverá sessões de apresentação de pesquisas nos dois dias do evento, quando cada expositor terá até 20 minutos para falar sobre seu trabalho. No total, serão seis grupos de trabalho. Convergência, transmidiação e jornalismo multiplataforma (18/06 – manhã); Narrativas midiáticas e mídia audiovisual (18/06 – tarde); Jornalismo, tecnologia e história da mídia (18/06 – tarde); Ciência, movimentos sociais e meio ambiente (19/06 – manhã); Publicidade, gênero e cultura (19/06 – tarde) e Comunicação, política e mídia comunitária (19/06 – tarde).

Os horários das apresentações serão pela manhã, das 9h às 12h, e pela tarde, das14h às 18h. Os links para as apresentações serão disponibilizados por e-mail aos ouvintes, após a confirmação da inscrição, disponível aqui.

Serviço:

I Pesquisacom – Seminário Interprogramas em Comunicação das Regiões Norte e Nordeste.

Data: 18 e 19 de junho

Inscrições abertas para ouvintes até o dia 19 de junho aqui.

Mais informações: pesquisacomppgem@gmail.com ou acesse o Instagram @ppgem-ufrn. 

Texto e arte: Divulgação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo