Inicia no dia 1º de setembro o prazo para os servidores realizarem a Avaliação de Desempenho 2021. A avaliação deve ser feita pelo Sistema de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (SDGP), disponível no site da Progep, até o dia 30 de setembro. Para a análise, será considerado o desempenho do servidor no período de 1º de julho de 2020 a 30 de junho de 2021.
Devem participar do processo todos os servidores técnico-administrativos admitidos até 31 de março de 2018 e docentes que tenham cumprido função gerencial durante o período avaliativo, além dos servidores técnico-administrativos redistribuídos ou em exercício provisório que, no decorrer do interstício considerado para a análise, tenham tido no mínimo seis meses de efetivo exercício na UFPA. Servidores de férias, licença maternidade, licença saúde ou demais afastamentos que não interrompam o efetivo exercício também devem fazer a avaliação pelo sistema.
Como funciona – A avaliação é composta por três etapas: Autoavaliação, em que o próprio servidor se avalia; Avaliação Gerencial, na qual o chefe imediato avalia o servidor; Homologação, momento em que o dirigente máximo da unidade homologa o resultado final, validando, assim, o ciclo avaliativo. Demais detalhes deste processo podem ser conferidos no Manual da Avaliação de Desempenho.
Modalidades de avaliação – Os servidores (técnico-administrativos ou docentes) que se encontravam em função de gestão (coordenadores, diretores, chefes de seção etc.), durante o período de 1º de julho de 2020 a 30 de junho de 2021, devem realizar a avaliação na modalidade "Servidores com Função Gerencial”. Já os demais servidores técnico-administrativos deverão realizar na modalidade "Servidores sem Função Gerencial".
Como explica o diretor de Planejamento da Força de Trabalho e Desempenho, Waldemar Henrique Álvares, a Avaliação de Desempenho é um importante instrumento de gestão que permite acompanhar a atuação do servidor durante a execução das suas atividades. “Ela permite identificar os pontos positivos e também aqueles que podem ser melhorados, auxiliando os gestores na tomada de decisões que cooperem para o desenvolvimento e a satisfação dos servidores, bem como para o alcance das metas institucionais. Outro ponto a destacar é que a Avaliação de Desempenho condiciona a progressão por mérito dos servidores técnico-administrativos”, afirma Waldemar.
Casos especiais – Alguns casos pedem atenção, como as situações em que há mudança de chefia imediata no período avaliativo. Nessas hipóteses, avaliação e homologação devem ser realizadas pelos gestores que acompanharam o servidor durante maior tempo na função, dentro do período avaliativo. Cabe ressaltar outra exceção: servidores que, no decorrer do período avaliado, estiveram afastados por mais de 06 meses para realizar curso de pós-graduação, cedidos ou em lotação provisória em outro órgão devem efetuar a avaliação por meio de formulário específico, disponível no Site da PROGEP.
Serviço:
Avaliação de Desempenho 2021
Período: 1º a 30 de setembro
Público-alvo: servidores técnico-administrativos admitidos até 31 de março de 2018 e docentes que tenham cumprido função gerencial durante o período avaliativo
Realize a sua avaliação pelo Sistema de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (SDGP)
Texto e arte: Assessoria Progep/UFPA