O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, vem a Belém nesta sexta-feira, 20, para uma série de inaugurações nos Hospitais universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), que formam o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Ebserh, sob a gestão do médico e sociólogo Paulo Roberto Amorim. O bloco cirúrgico do HUJBB e a recepção das unidades de Oftalmologia e Otorrinolaringologia do HUBFS serão os espaços inaugurados com a presença do gestor nacional das instituições hospitalares e do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho. Orçamento financeiro, infraestrutura e recursos humanos são alguns dos assuntos discutidos no encontro.
Novo centro de cirurgia – A primeira visita de Kleber Morais é no Barros Barreto, das 11h30 às 14h, para a inauguração do novo centro de cirurgia, reestruturado com quatro salas de cirurgias, duas de recuperação pós-anestésico, farmácia satélite e sala da patologia para exame de congelação. Segundo a gerente-administrativa do Complexo, Ivana Sousa, no local, os profissionais contam com áreas comuns, como sala de repouso para a equipe de plantão, secretaria, recepção, copa, sala de utilidades, posto de enfermagem, vestiários e banheiros masculino e feminino, funcionando com um sistema de refrigeração com fluxo laminar. Para atingir toda essa estrutura, foi investido cerca de R$ 1 milhão, recursos originados dos Ministérios da Saúde e da Educação (MEC), Ebserh e UFPA.
Com a conclusão do novo bloco cirúrgico, a tendência, pelo menos, é duplicar o número da realização de procedimentos: cirurgia geral, do aparelho digestivo, da cabeça e pescoço, urológica, torácica, vascular e pediátrica, uma média de oito por dia e seis no final de semana, entre pequenas cirurgias de urgência e emergência da demanda interna. “O centro cirúrgico atual dispõe duas salas e fazemos uma média diária de oito cirurgias, então com quatro salas, no mínimo, duplicaremos o nosso serviço”, enfatiza o chefe da Unidade de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo, Geraldo Ishak.
Revitalização – No período da tarde, o presidente da Ebserh participa da inauguração das novas instalações das alas A, B e C do HUBFS, contabilizando investimentos de R$ 32 mil, conseguidos por meio de doações, para a revitalização e ambientação da recepção das unidades de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.
Na opinião do superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, Paulo Amorim, as inaugurações dos espaços representam que a atual gestão vem trabalhando para oferecer à população um ambiente hospitalar humanizado e garantir aos seus profissionais as melhores condições de trabalho, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS). “Esperamos fazer ainda mais, visando em 2018 o início da reforma da Pediatria do Barros, temporariamente funcionando no terceiro andar, e do Centro Especializado em Reabilitação (CER) tipo IV, na área localizada ao lado do Bettina”, informa.
Ebserh – É uma empresa pública vinculada ao MEC e administra 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, responde, também, pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Texto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.
Foto: Arquivo / Ascom-UFPA