O resultado final da homologação das inscrições ao Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE 2021-2) está disponível no site do Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Ceps/UFPA). Foram homologados 282 indígenas e 1.838 quilombolas que estão habilitados a realizar prova de redação neste domingo, 8 de agosto. Os(As) candidatos(as) homologados(as) já podem acessar o cartão de inscrição e conhecer o local de realização da prova na página de acompanhamento do certame.
O PSE 2021-2 recebeu um total de 2.935 solicitações de inscrições, sendo 2.489 inscrições de quilombolas e 446 de indígenas. Ao todo, 2.120 candidatos(as) confirmaram pertencimento a etnias ou comunidades tradicionais, conforme previsto no edital.
A seleção é destinada a candidatos(as) indígenas e quilombolas, que não foram admitidos(as) em curso superior, quer tenham concluído ou não, e que se encontrem em condições de vulnerabilidade socioeconômica, para o provimento de vagas reservadas nos cursos de graduação presenciais oferecidos pela UFPA para o Período Letivo 3 do ano de 2021.
A UFPA oferta 336 vagas, das quais 168 para indígenas e 168 para quilombolas, em 84 cursos sediados em oito campi universitários distribuídos em todo o estado.
O Cartão de Inscrição contendo seus dados pessoais, curso escolhido (1ª e 2ª opção), número de inscrição, horário de início da prova e local de realização das provas deverá ser impresso na página de acompanhamento do processo e apresentado no domingo, dia 8. Além da prova de redação em Língua Portuguesa, o concurso consta de uma etapa de entrevista individual, que será realizada entre os dias 9 e 11 de setembro de 2021.
Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação da UFPA