No dia 25 de junho de 2019, às 18h, o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebe o professor Leopoldo Bernucci, da Universidade da Califórnia-Davis (UC Davis), e o pesquisador paraense Felipe Pereira Rissato, para o lançamento da 15a edição de À Margem da História, de Euclides da Cunha. Publicada pela Editora Unesp, a edição elimina erros tipográficos e imprecisões das edições anteriores que, até então, prejudicavam a interpretação e o sentido histórico da obra.
Resultado de exaustiva pesquisa em arquivos no Brasil e no exterior, a obra, publicada em 2019 pela Editora Unesp, reúne textos inéditos e ensaios de Euclides da Cunha, até então dispersos em periódicos. A edição é acompanhada de rigoroso e minucioso aparato crítico produzido pelos organizadores.
No ano em que a Festa Literária Internacional de Parati (FLIP) homenageia Euclides da Cunha, docentes e discentes da Universidade Federal do Pará terão a oportunidade de conversar com os autores/organizadores sobre “A Amazônia de Euclides da Cunha” e sobre o processo de pesquisa empreendido no estabelecimento dos textos do autor de Os Sertões. Bernucci e Rissato também são responsáveis pela publicação de Ensaios e Inéditos, de Euclides da Cunha.
Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFPA, o evento será realizado no âmbito do convênio internacional firmado, em 2018, com a Universidade da Califórnia-Davis (UC Davis), e tem o apoio da editora da UFPA (ed.ufpa), que organizará o lançamento do livro, bem como a venda de À Margem da História e de Ensaios e Inéditos. A palestra “A Amazônia de Euclides da Cunha em perspectiva” ocorre na Universidade Federal do Pará, no auditório do novo prédio do PPGL, no Setor Básico do Campus do Guamá, em Belém. A entrada é gratuita.
Quem são os autores – Leopoldo Bernucci é doutor em Literatura Hispano-Americana e Língua (Universidade de Michigan). Professor da Universidade da Califórnia-Davis (UC Davis), leciona literaturas brasileira e hispano-americana. Euclidianista reconhecido internacionalmente, Bernucci organizou as edições de À Margem da História, com Francisco Foot Hardman e Felipe Rissato (Unesp, 2019); Ensaios e Inéditos, com Felipe Rissato (Unesp, 2018); Poesia Reunida, com Francisco Foot Hardman (Editora da Unicamp, 2009); e Os Sertões, edição anotada (Ateliê/Arquivo do Estado/Imprensa Oficial, 5a ed., 2018).
Publicou sobre o autor carioca A Imitação dos Sentidos: Prógonos, Contemporâneos e Epígonos de Euclides da Cunha (Edusp, 1995) e Discurso, Ciência e Controvérsia em Euclides da Cunha (Edusp, 2008). É autor também de Paraíso Suspeito: A Voragem Amazônica (Edusp, 2017).
Felipe Pereira Rissato é formado em Publicidade e Propaganda (Feapa) e técnico bancário. Pesquisador independente, atua em pesquisas sobre os escritores Machado de Assis e Euclides da Cunha, com foco no levantamento de textos desconhecidos (nunca divulgados em livro ou inteiramente inéditos) e de iconografia fotográfica. É responsável pela divulgação da última foto, até então encontrada, de Machado de Assis em vida.
Em 2012, foi agraciado com a Medalha Cem Anos de Euclidianismo Rio-Pardense. Publicou Iconografia de Euclides da Cunha (Instituto Memória, 2011), além de dezenas de artigos em jornais e revistas. Organizou, com Leopoldo Bernucci, os volumes Ensaios e Inéditos (2018) e À margem da História (2019), ambos pela editora Unesp.
Serviço:
Palestra “A Amazônia de Euclides da Cunha em perspectiva” e Lançamento do livro À Margem da História, de Euclides da Cunha (Unesp, 2019)
Data: 25 de junho de 2019, às 18h
Local: Auditório Ruy Barata – Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL-UFPA
Entrada gratuita
Serão emitidos certificados aos participantes
Texto e fotos: Divulgação