A Casa de Estudos Germânicos da Universidade Federal do Pará (CEG/UFPA) promove, há mais de 50 anos, diversas atividades que envolvem as Literaturas brasileira e alemã. Entre as atividades, está o Projeto Littera, que, este mês, vai iniciar a “Série Littera Gótica”, com transmissão ao vivo pelo YouTube no dia 17. A série é ideal para aqueles que tenham interesse na literatura gótica. As inscrições para participar do evento podem ser feitas por meio do preenchimento deste formulário.
A proposta do Projeto Littera sempre consistiu em apresentar minicursos mensalmente, com temáticas livres e variadas que pudessem contribuir com a propagação e divulgação das Literaturas alemã e brasileira. Segundo Patricia Cruz, coordenadora do Littera, os temas dos minicursos são pensados e elaborados de acordo com a manifestação dos seguidores dos perfis do projeto no Facebook e Instagram. “Pensamos em fazer uma série gótica de fevereiro a abril atendendo a pedidos de seguidores do projeto, que, há muito, gostariam de conhecer mais autores góticos”.
O projeto tem a proposta de utilizar recursos como fôlderes explicativos, leitura de trechos de obras e compartilhamento de vídeos sobre os assuntos que serão base para os minicursos e as discussões. Há cerca de nove anos, o projeto atua com esse método, ao mesmo tempo que procura sempre formular novas propostas.
“Resolvemos reformular algumas propostas. Entre essas mudanças, estão a ampliação de Literaturas germânica e brasileira para Literatura universal. Então a série gótica contará com 10 palestras iniciando esse processo. Depois, faremos séries literárias de autoras brasileiras do século XIX que estão esquecidas. Vamos olhar também para a Literatura indígena atual, para crônicas de escritores alemães no Brasil hoje e para a Literatura africana. Também queremos abrir diálogos com escritores paraenses e suas obras. Temos muitas pautas para o LIttera neste ano”, declara a coordenadora do projeto.
Série Gótica – A série vai homenagear autores que foram fundamentais para a construção desse gênero na literatura universal: Edgar Allan Poe, Lord Byron, Sarah Wilkinson, Mary Shelley, Bram Stoker, entre outros. Ao todo, serão promovidas 10 lives, todas as quintas-feiras, de 17 de fevereiro a 21 de abril de 2022, sempre às 20h.
A cada semana, a série abordará um novo tema. A primeira live vai apresentar: Os gêneros literários em O corvo, de Allan Poe. Nos demais encontros, serão introduzidas as seguintes temáticas: Frustrado com o Castelo de Otranto? A aposta que Mary Shelley venceu; Caim, de Byron; Convento de Santa Clara ou o Espectro da freira assassinada: pode um fantasma sangrar?; Varney, o vampiro: molde para Dráculas cinematográficos; Varney, o vampiro: a vampira sedutora (mas eles não são assim mesmo?); O fantástico no conto Holandês voador: Todorov ou Sartre?; Júlia Lopes na Academia sobrenatural de Letras!; e Álvares de Azevedo é um autor gótico? Olhe para Noite na Taverna sem acender a luz.
"A nossa expectativa é de que todos os leitores góticos apareçam. Edgar Allan Poe os espera. Ao final faremos um sorteio de uma bela edição física de Drácula, de Bram Stoker, para quem participar de todas as lives. Também haverá emissão de certificados para os participantes”, conclui Patricia Cruz.
Serviços:
Data: 17 de fevereiro a 21 de abril de 2022, todas as quintas-feiras.
Horário: 20h
Inscrição: Acesse aqui.
Transmissão: YouTube.
Texto: Leandra Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Imagem: Pixabay