Projeto Littera realizará encontros virtuais sobre as obras da autora britânica Agatha Christie

"Serie

Você conhece a autora britânica Agatha Christie? O Projeto Littera, da Casa de Estudos Germânicos da Universidade Federal do Pará (CEG/UFPA), vai desenvolver 13 encontros virtuais no segundo semestre de 2022, abordando diversas obras da autora. A ação pretende divulgar as produções de Agatha para o público jovem e debater seu impacto não somente na cultura britânica, mas também na mundial.

O primeiro encontro da série A Duquesa da Morte será realizado no dia 24 de agosto, às 20h, sob o tema “A Construção Literária de Agatha Christie”, que será uma introdução às produções da autora e contará com os palestrantes Vera Assumpção, Tito Prates e Patricia Cezar.

“Para os estudantes de língua alemã, Agatha é um critério de Landeskunde , em que eles podem traduzir a autora para o alemão, podem aprender um novo contexto cultural, lidar com a perspectiva comparada de obras, e muitas outras coisas. Não é porque a autora é inglesa que não servirá aos estudantes de língua alemã. A Literatura, sobretudo, expande os horizontes, ela não fica em caixinhas etiquetadas”, informa Patricia Cezar da Cruz, coordenadora do Projeto Littera.

Desde a pandemia, em 2020, a CEG vem expandindo seus estudos literários para autores de origem não germânica, sendo Agatha Christie a escolhida para a série deste segundo semestre por possuir uma forte recepção pelo público ao redor do mundo, em virtude das suas contribuições à literatura inglesa com seus contos, romances e produções teatrais.

O evento é aberto para todos os públicos e não necessita de inscrição. Os interessados em participar devem ficar atentos na Página do Littera, na qual serão divulgados os links dos encontros via Google Meet.

Próximos encontros – O segundo evento da série acontece no dia 31 de agosto, abordando o tema “Agatha e a morte: nas nuvens, na Mesopotâmia, no Nilo e no Beco”, aprofundando no protagonista e investigador Poirot. A partir de setembro, o projeto segue realizando suas lives sempre às quartas-feiras, desenvolvendo outras produções literárias de Agatha Christie, suas contribuições no teatro e na poesia, aprofundando nos personagens desenvolvidos pela autora, além de seu trabalho sob o nome de Mary Westmacott.

Agatha Christie – A autora britânica era romancista, dramaturga e poetisa, recebeu o título de “Dama do Crime” após publicar dezenas de contos no subgênero do romance policial. Agatha faleceu em 1976, aos 85 anos, e atualmente se tornou a romancista mais bem-sucedida da história da literatura popular mundial, segundo o Guiness Book, vendendo mais de quatro bilhões de cópias nos séculos 20 e 21.

Serviço:

Projeto Littera

Encontros Virtual no 2° semestre de 2022

1° encontro : “A Construção Literária de Agatha Christie”

Data: 24 de agosto

Hora: às 20h