Utilizadas como estratégia de melhoria da qualidade de vida, a prática da yoga e da meditação, ao longo dos anos, tornou-se mais presente na vida daqueles que buscam um estilo de vida mais saudável, com foco especial na saúde mental. Buscando proporcionar essa melhoria, o Projeto de extensão “Yoga e meditação: formas de reconectar com a vida” oferece à comunidade acadêmica da UFPA aulas semanais destas atividades, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), no Campus Guamá. As inscriçõesestão abertas.
Criado em razão de uma experiência pessoal da professora Márcia Soares com os benefícios destas práticas, o projeto tem como objetivo utilizar a yoga e a meditação como estratégia de cuidado interdisciplinar e de enfrentamento ao estresse, à ansiedade e à depressão no contexto da pós-pandemia e promover ações de educação em saúde com as práticas integrativas e complementares em saúde, dentro do tripé ensino-pesquisa-extensão da Universidade.
“Em 2016, tive um acidente vascular cerebral (AVC) e fiquei quatro anos afastada das minhas atividades e quase me aposentei. Mas, durante meu tratamento, comecei a fazer aulas de yoga e meditação, e elas foram fundamentais no meu processo de cura. Por isso eu fiz este projeto e espero que ele reconecte outras pessoas com a vida, respiração, meditação e posturas físicas”, comenta a professora.
Ainda de acordo com a professora Márcia Soares, existem pesquisas sobre os benefícios dessas duas atividades, realizadas e em desenvolvimento em todo o mundo. Até o momento, os principais benefícios são: melhora na concentração, postura e respiração; redução do estresse e das dores de cabeça e corporais, melhora na qualidade do sono e equilíbrio mental. Esses benefícios auxiliam para uma reeducação de hábitos, proporcionando uma vida mais saudável e, consequentemente, uma melhora na qualidade de vida de quem pratica essas atividades.
Como participar – O projeto é aberto para a participação de todos os discentes e dos servidores docentes e técnico-administrativos da UFPA, com ou sem limites físicos. Para que todos sejam atendidos da melhor maneira possível, é aplicado um questionário que deve ser respondido corretamente para que os instrutores, nas aulas, possam auxiliar quem possua alguma restrição física. As práticas são realizadas às terças, das 8h às 9h, e às sextas, entre 17h e 18h.
Além das aulas práticas, o projeto também vai realizar atividades de educação em saúde, a cada dois meses, por meio de palestras com professores convidados. Por ser uma iniciativa de extensão, as atividades serão realizadas todos os anos. As inscrições podem ser realizadas aqui.
Serviço
Práticas de Yoga e Meditação na UFPA
Local: auditório do segundo andar do IFCH
Data: Terça, das 8h às 9h, e às sextas, entre 17h e 18h.
Inscrições: gratuitas e online, via formulário disponível aqui.
Mais informações na página do projeto.
Texto: Isabelly Risuenho – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Reprodução Pixabay