Com o objetivo de alertar a sociedade sobre o processo de verticalização e o desgaste do patrimônio histórico de Belém, a Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA, por meio do Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo (GGEOTur), realiza mais uma edição do Projeto Roteiros Geo-Turísticos. Com o tema “Pela Estrada de Nazaré”, a programação deste domingo, 2 de julho, revela as mudanças espaciais ocorridas na avenida Nazaré, além de ressaltar sua importância no contexto histórico da cidade.
As inscrições para o roteiro são gratuitas – Os interessados na programação devem preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail roteirosgeoturisticos@gmail.com. As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Goretti Tavares, neste roteiro será enfatizado o péssimo estado de conservação do patrimônio histórico de Belém. “O roteiro inicia no Mercado de São Braz e termina no Palacete Faciola, dois prédios que marcaram um momento histórico importante de Belém, mas que hoje, sob a gestão do Estado, estão caindo aos pedaços. Temos que chamar a atenção da população quanto ao estado do patrimônio da cidade”, completa a professora.
Percurso – Além do Mercado de São Braz e do Palacete Faciola, a programação segue os seguintes pontos: Caixa d’agua de São Braz, Parque da Residência, Vila Teta, Museu Emilio Goeldi, Colégio Gentil Bittencourt, Basílica de Nazaré, cinemas no Largo de Nazaré, sede do Clube do Remo, Largo do Redondo e sede do Paysandu. A programação está prevista para ser iniciada às 8h30.
Os organizadores do projeto recomendam que os participantes utilizem roupas adequadas para caminhada, já que o percurso será realizado a pé. O uso de capas de chuva também é recomendado pois, em caso de chuva, o evento não será interrompido. A expectativa da organização é de que a programação termine por volta de 12h.
Roteiros Geo-Turísticos – O Projeto Roteiros Geo-Turísticos é um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará, criado em 2011 e coordenado pela professora Goretti Tavares, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo (GGEOTUR) da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA. O objetivo do projeto é divulgar o patrimônio cultural, material e imaterial da cidade.
Entre os objetivos do projeto está a promoção de caminhadas a pé gratuitas no Centro Histórico de Belém, em que são abordados o patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da cidade de Belém, por meio da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura da cidade.
Serviço:
Roteiro Geo-Turístico – “Pela Estrada de Nazaré”
Data: 2 de julho de 2017
Horário: 8h30 Saída: Marcado de São Braz
Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição.
Informações: roteirosgeoturisticos@gmail.com.
Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação