Rádios comunitárias e universitárias de todo o Brasil estão reunidas no Projeto Covid: eu informo, iniciativa da Agência Lupa para a divulgação de conteúdo verificado sobre vacinas contra a Covid-19 e outros temas relativos à pandemia. O projeto iniciou recentemente e, até o momento, reúne 20 rádios, com emissoras de todas as regiões brasileiras e atingem cidades de diferentes tamanhos. Entre elas, está a Rádio Web UFPA, que, há 12 anos, desenvolve um trabalho com foco na divulgação da ciência e das demais ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Pará.
"Nosso objetivo é sempre levar informação de qualidade à maior quantidade possível de pessoas. Com o Covid: eu informo, buscamos atingir, principalmente, as áreas conhecidas como desertos de notícias, nas quais, praticamente, não há veículos de informação de referência", explica Natália Leal, diretora de Conteúdo da Lupa. "Nesses locais, as rádios comunitárias e universitárias são fundamentais no processo informativo, por isso pensamos em atendê-las e auxiliá-las disponibilizando conteúdos que não poderíamos fornecer sem o apoio financeiro do Google".
As emissoras participantes têm acesso às checagens da Lupa em formato de texto adaptado à linguagem radiofônica e também em áudio. Assim, podem incorporar os conteúdos à sua programação da maneira mais adequada às suas audiências. Além disso, a agência acompanha a difusão dos conteúdos e mede o impacto das verificações junto às emissoras da rede e ao público.
“Este projeto vai além da entrega de conteúdo para republicação, ele é construído junto com essas rádios, pois entendemos e respeitamos as singularidades de cada uma", afirma Thays Lavor, gerente do Covid: eu informo, que conta, ainda, com produção e edição da jornalista Schirlei Alves.
Rádio Web UFPA – No caso da Rádio Web UFPA, a divulgação das checagens já está no ar em formato de interprogramas exibidos nos intervalos da toda a programação que fica no ar 24h por dia, no site da Rádio. O ouvinte também pode conferir todos os programas a qualquer momento, em uma página especial criada para o projeto.
“Para nós, é uma satisfação ter recebido o convite para integrar esse projeto. Sabemos o quanto a desinformação tem aumentado durante a pandemia e é nosso papel, como projeto que valoriza a ciência e a comunicação, levar ao público conteúdo de qualidade sobre esse contexto que envolve a prevenção e o combate à Covid-19 e, agora, o processo de imunização da população”, diz Fabrício Queiroz, um dos jornalistas responsáveis pela Rádio Web UFPA.
Redes Cordiais – A iniciativa da Lupa faz parte de uma parceria com a ONG Redes Cordiais, contemplada em um fundo de financiamento de projetos de fact-checking e educação midiática do Google News Initiative. A Lupa foi a única plataforma de checagem brasileira a receber o apoio do Google nesse financiamento, anunciado em março.
Além da rede de rádios, o projeto conta com um eixo de formação de agentes comunitários de saúde chamado de Vacina: eu informo. Nele, os agentes receberão vídeos sobre como combater a desinformação sobre vacinas e vão se tornar embaixadores da informação verificada em suas áreas de atuação. O projeto também prevê transmissões ao vivo, com influenciadores das cinco regiões do país e especialistas para discutir os conteúdos falsos sobre vacinas e Covid-19.
Texto e arte: Divulgação Rádio Web UFPA