Com o tema “Do déficit ambiental ao déficit democrático: Jornalismo e as nuances dos processos de desinformação na atualidade”, o seminário de pré-evento da SBPJor chega a sua terceira edição e vai reunir pesquisadores, profissionais, ativistas, sindicalistas, docentes e discentes da área da Comunicação, sobretudo de Jornalismo. Neste ano, serão realizadas cinco grandes mesas, sendo três de manhã e duas de tarde. Durante todo o dia 5 de novembro, na Universidade Federal do Pará (UFPA), os participantes discutirão vários assuntos vinculados à temática central, como os cenários da desinformação na Amazônia, plataformização, IA e algoritmos, negacionismo científico e ambiental, educação midiática, credibilidade jornalística, violência contra jornalistas e, claro, enfrentamentos à desinformação.
Como sugere o próprio nome, o seminário é uma prévia do 22º Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, a SBPJor. É organizado pelo Grupo de Pesquisa Inovação e Convergência na Comunicação-InovaCom (PPGCOM/CNPq), em parceria com o Projeto ICJor-Índice de Credibilidade Jornalística (CNPq) e SBPJor. Trata-se de uma oportunidade singular de participar e enriquecer as abordagens sobre a temática. “Queremos colocar em discussão alguns dos inúmeros desafios do jornalismo na atualidade, pensando, de um lado, em suas diferentes realidades, nos cenários de desinformação e nas questões ambientais, sobretudo no fazer jornalístico na Amazônia; e, de outro, nas ações de enfrentamentos, que são extremamente necessárias e passam por uma ação de resistência”, ressalta a professora Elaide Martins (Facom/PPGCOM-UFPA), organizadora geral do evento.
Após a abertura, a programação do seminário se divide em duas partes: a primeira aborda as “Disputas de narrativas em contexto de desinformação: ameaças ao meio ambiente, à democracia e ao jornalismo” e é composta por três mesas, reunindo pesquisadores de várias universidades, inclusive da Université Laval (Canadá), além de representantes do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde e da Agência Lupa, entre outros. Todas as mesas da manhã contam com integrantes de redes de pesquisa da SBPJor e da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD).
Já a segunda parte, que acontecerá à tarde, aborda o tema “Jornalismo em foco: credibilidade e desafios do jornalismo na Amazônia”, contando com duas mesas formadas por pesquisadores de universidades, também vinculados a redes de pesquisa da SBPJor e da RNCD, além de representantes do Coletivo Intervozes, do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA), do Instituto Vladimir Herzog e da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo/Ong Repórteres Sem Fronteiras (RSF). A programação será realizada no Auditório 2, do Bloco H, Setor Básico do Campus Guamá da UFPA. E o que é melhor: de graça.
“Trata-se de um evento aberto e gratuito, feito com todo carinho para a nossa comunidade, um evento que espera pelos profissionais da área, pelos docentes, pelos discentes e por todos aqueles que se interessam pelo jornalismo contemporâneo. Então venha, aproveite essa rica e ampla programação e participe das discussões sobre as mais distintas vertentes do jornalismo contemporâneo”, completa a professora.
Serviço:
III Seminário de Pré-Evento/ SBPJor 2024
Data: 5 de novembro, a partir das 8h
Local: Auditório 2 do Bloco H, Setor Básico do Campus Guamá da UFPA
Confira a programação completa: https://sbpjor-2024-belem.webnode.page/programacao/