A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) realiza, de 6 a 8 de novembro, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, o 22º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Nesta edição, o evento que discute os desafios e os rumos das pesquisas em jornalismo no país apresenta o tema “Jornalismo e territórios: fluxos, hegemonias e resistências”. Durante três dias, o encontro contará com apresentações de trabalhos acadêmicos nas modalidades de Comunicações Livres, Sessões Coordenadas e Sessões das Redes de Pesquisa.
Em mais de duas décadas de existência, esta será a primeira vez que esse encontro ocorre na região amazônica. Segundo a professora Ana Prado, coordenadora local da SBPJOR, o evento fortalece a pesquisa em jornalismo no país e coloca a Amazônia no protagonismo desse debate. “Nossa expectativa é enorme, porque é a primeira vez, em 22 anos, que conseguimos trazer um evento que é responsável por investigar o campo do jornalismo para a Amazônia, uma região extremamente desafiadora e abrangente”, afirma.
Dentro da programação, também acontece o 14° Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPjor), que oferece espaço para novos pesquisadores compartilharem suas investigações e trocarem experiências com profissionais mais especialistas. Além de discutir sobre os desafios que os jovens enfrentam no campo acadêmico, como a publicação de trabalhos, a busca por financiamento e as tendências da pesquisa em jornalismo, o encontro é uma ótima oportunidade para os jovens participantes expandirem suas redes de contato, obterem feedback das suas pesquisas e se envolverem em debates sobre temas relevantes, como inovação digital e ética.
O 22º Encontro Nacional da SBPJor apresenta uma programação repleta de atrações, como oficinas, minicursos, lançamento de livros e entrega do Prêmio Adelmo Genro Filho 2023, destinado a reconhecer aqueles que contribuíram significativamente para consolidar o jornalismo como um campo de conhecimento científico no Brasil. Conta, ainda, com mesas de debates na companhia de grandes pesquisadores convidados, como o professor Boyd-Barrett (Reino Unido), professor Vilso Júnior Santi (UFRR), professora Edna Castro (UFPA), professora Daniela Ota (UFMS), entre outros. Confira a programação completa do encontro em https://sbpjor-2024-belem.webnode.page
SBPJor
A SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo) é uma entidade voltada para o desenvolvimento e fortalecimento de pesquisas acadêmicas no campo do jornalismo no Brasil. Criada em 2003, além de desenvolver essas pesquisas também promove o reconhecimento do jornalismo como uma área de conhecimento independente e relevante. Por consequência, a associação se concentra em fomentar o desenvolvimento científico, estimular a troca de conhecimentos entre pesquisadores e facilitar a disseminação de estudos e resultados de investigações.
Redes de Pesquisas
Para estimular o trabalho coletivo entre pesquisadores de diferentes instituições, a SBPJor também fomenta a criação e atuação de redes de pesquisas. Durante o encontro, as seis redes de pesquisas participantes da entidade apresentarão trabalhos. Entre elas, estão a Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (Jortec), a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi), a Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami), a Rede de Pesquisa em Telejornalismo (Telejor), a Rede de Pesquisa em Radiojornalismo e a Rede de Pesquisa Trabalho e Identidade no Jornalismo (Retij), com propostas avaliadas pelo Conselho Científico e pela Diretoria Executiva da SBPJor.
Serviço
O 22° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
Local: Universidade Federal do Pará, Campus Básico, Mirante Do Rio
Datas: 6 a 8 de novembro de 2024
Horários: Quarta-feira (06) – 9h às 21h30; Quinta-feira (07) – 8h30 às 20h30; e Sexta-feira (08) – 8h30 às 19h.