menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Teatro Universitário Cláudio Barradas recebe 1ª Mostra de Espetáculos de Formação

O Teatro Universitário Cláudio Barradas tem sido palco da 1ª Mostra de Espetáculos de Formação, realizada pelo curso Tecnológico em Produção Cênica da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA). Até o dia 9 de novembro, ainda serão mais seis apresentações, que resultam dos trabalhos de conclusão na prática da Direção Teatral. O evento homenageia uma das idealizadoras do curso Tecnológico em Produção Cênica da UFPA, Wlad Lima, por sua dedicação para a formação de novas gerações de artistas.

A primeira edição da mostra surge para apresentar os primeiros formandos do curso ofertado pela UFPA, que agora são apresentados ao movimento cultural da cidade de Belém, por meio dos espetáculos dirigidos por eles. A ideia é que o evento seja realizado a cada três anos, sempre tendo um diretor teatral como homenageado.

“A importância dessa prática para os formandos é essencial, pois estão sendo apresentados ao movimento cultural da cidade. É um trabalho de formação, o TCC desses estudantes, que será feito no formato de Diário de Bordo, que nada mais é do que uma técnica utilizada para tomar nota e explicar os processos que são adotados durante suas pesquisa, desde a iniciação, a criação, a escolha do texto, a leitura, as leituras de mesa, os ensaios práticos, a concepção da luz, do som, do figurino, a  comunicação desse trabalho, até o resultado final, que é a sua apresentação. Então, nós estamos, na verdade, finalizando e apresentando esses novos profissionais para a cidade”, disse, entusiasmado, o professor Paulo Santana.

Com a apresentação da Valsa número 6, de Nelson Rodrigues, a abertura da 1ª Mostra de Espetáculos de Formação teve um enorme sucesso de público, deixando uma grande expectativa para as próximas apresentações que serão: À Deriva, adaptação da obra de Federico Garcia Lorca, A Casa de Bernarda AlbaDiante da Morte, inspirado no texto de Edyr Augusto Proença, Toda minha Vida por Ti!; TrajetóriaS, dramaturgia e direção de Amoras Signoreth; e  O Medo, dramaturgia e direção de Gutto Ferreira.

Fotografia posada de cinco pessoas, três mulheres e dois homens. Todos estão caracterizados de personagens. Um homem veste roupa de padre, uma mulher veste uniforme de normalmente usado por empregadas domésticas, e as outras três pessoas usam roupas totalmente brancas.

“A abertura da mostra foi um sucesso, um solo maravilhoso que foi apresentado. Daí para frente, a gente percebe que os espetáculos que vão sendo apresentados estão tendo uma expectativa muito grande do público que acompanha a programação no Teatro Cláudio Barradas. Para nós, professores, é um prazer acreditar que esses alunos vão chegar ao fim do curso e vão ter um resultado tão positivo”, comenta Paulo Santana.

Sobre a homenageada – Wladilene de Souza Lima, nome artistico Wlad Lima, é professora da UFPA nos cursos de Licenciatura em Teatro e no mestrado e no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Ciências e Arte (PPGARTES/ICA). Ela também coordena o Projeto de Pesquisa Existências Poéticas e o Projeto de Extensão da ETDUFPA intitulado Clínica do Sensível- Consultório Dramático e Laboratórios Vivenciais Imersivas em Arte, que é um espaço clínico-artístico para o acompanhamento psicopoético de artistas, e não artistas, na fronteira das artes e da psiquê. O espaço abriga uma galeria de arte de pequeno porte e seu acervo; um consultório psicopoético; um platô-ludo para processos de formação em artes visuais, teatro, especificamente nas artes da cenografia; e por fim, um laboratório de desenho bruto.

“A Mostra de Espetáculos de Formação”, em sua primeira edição, homenageia uma das idealizadoras do curso, Wlad Lima, uma mulher que se tornou uma grande referência no cenário teatral. Sua dedicação transcende as barreiras do palco, reverberando na formação de novas gerações de artistas, desafiando a explorarem suas potencialidades e a se conectarem com a essência do fazer teatral, abrindo portas para uma nova forma de olhar e fazer teatro, integrando teoria e prática de maneira inovadora. Hoje, agradecemos por tudo o que Wlad fez e continua fazendo pelo teatro e pela formação de artistas em nosso estado”, ressalta o professor Paulo.

Produção Cênica – O foco do curso tecnológico ofertado pela ETDUFPA é a profissão de diretor teatral no contexto da Amazônia, capacitando o estudante a entender o processo artístico completo. O profissional formado será capaz de dirigir, criar, produzir, coordenar, supervisionar e avaliar aspectos artísticos, financeiros e técnicos dos espetáculos teatrais. 

Para ingressar, é preciso realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscrever no Processo Seletivo da UFPA, o PS 2025. No total, estão sendo ofertadas 30 vagas para o curso, com inscrição até o dia 13 de novembro. As aulas são realizadas na ETDUFPA, em Belém (PA), no período noturno. 

Serviço:

1ª Mostra de Espetáculos de Formação

Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas – Rua Jerônimo Pimentel, 546.

Ingressos: R$20(inteira) e R$10(meia), estudantes e servidoras(es) da ETDUFPA têm direito à gratuidade. 

Programação:

1º de novembro de 2024 (20h) – À Deriva, com a direção de Patrícia Pessoa;

2 e 3 de novembro de 2024 (20h) – Diante da Morte, com direção de Bruno Euller;

7 e 8 de novembro de 2024 (19h30) – TrajetóriaS, dramaturgia e direção de Amoras Signoreth;

9  de novembro (18h e 20h) e 10 de novembro (21h) – O Medo, dramaturgia e direção de Gutto Ferreira.

TEXTO: Nilmara de Melo - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Divulgação ETDUFPA

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo