O Telessaúde UFPA/Ebserh participou do Workshop da Saúde Digital e Telessaúde, promovido pelo Ministério da Saúde, Universidade Estadual do Pará (Uepa) e Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), nos dias 9 e 10 deste mês. O evento reuniu gestores de vários municípios paraenses e profissionais da área, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Belém. O workshop foi um evento preparatório da rede assistencial de Belém e da Região Metropolitana de Belém (RMB) para sediar o evento da 30° Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro do ano de 2025 no Pará.
Durante o workshop, a coordenadora geral do Telessaúde UFPA, Socorro Castelo Branco, fez a apresentação dos resultados da atuação do serviço nos municípios paraenses das regiões do Marajó, Tocantins e Belém. Ela destacou em sua fala a importância da adesão dos municípios, pois para o sucesso do programa Telessaúde é fundamental que os gestores compreendam a importância de investir no serviço, que contribui para a melhoria da qualidade do atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS).
“O serviço qualifica os profissionais de saúde, contribui para um diagnóstico, mais rápido, junto a especialistas teleconsultores e reduz custos de deslocamento dos pacientes para outros municípios e também as filas de espera por um atendimento com especialistas, pois sabemos que muitos municípios não contam com médicos especialistas em diversas áreas”, destacou a coordenadora.
O Superintendente do Ministério da Saúde no Pará, Delcimar Viana, lembrou que o Ministério da Saúde já realizou outros dois workshops sobre Atenção Especializada e Atenção Primária. “Esse é o terceiro evento, dessa vez sobre Saúde Digital, que é muito importante porque a Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (Seidigi) é nova e foi formulada para tratar políticas de saúde digital e ampliar mais esse conceito, e não ficar mais só preso a prontuários e à Telemedicina, pois é um conceito muito mais abrangente, e a gente acredita que esse evento vai fortalecer ainda mais a parceria com os municípios e com o Estado”, frisou.
A consultora em saúde digital do Departamento de Saúde Digital e Inovação (Desd), do Ministério da Saúde, Eliete Moraes, declarou que o evento é importante para fazer a mobilização de gestores porque muitos ainda não entendem o que é saúde digital. “Acho que para os gestores, ainda tem algumas coisas que ficam meio subentendidas, então, esse workshop vai fortalecer os núcleos de telessaúde e mostrar como que funcionam os serviços do núcleo nos territórios e sabemos que o território do Pará é muito extenso e precisa de muitos deslocamentos, o que a gente consegue diminuir com o Telessaúde”, ressaltou a consultora.
A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (COSEMS/PA), Jucineide Barbosa, falou da felicidade da realização do evento, por saber da “dificuldade de acessos e de se levar um especialista para muitos municípios do território paraense”. “A saúde digital traz uma esperança de estreitar essa relação, com o uso da tecnologia, e levar especialidades para os municípios e diminuir filas. Então, diante da especificidade da Amazônia e do Pará, de regiões como o Marajó, esse evento traz muita expectativa positiva de ampliar acessos e diminuir filas”, disse a presidente.
Participaram do evento também: Regina Feio, Superintendente do Complexo Hospitalar Universitário da UFPA; Pedro Anaisse, Secretário de Saúde no município de Belém, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uepa, Jofre Jacob da Silva Freitas; Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); Emanuel Sousa, coordenador do Núcleo de Telessaúde da Uepa; Ana Paula Oliva, representante da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), além de gestores de saúde de vários municípios paraenses.