A Universidade Federal do Pará e o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) assinaram convênio, na tarde desta segunda-feira, 27 de setembro, para cooperação técnico-científica. O instrumento é amplo e possibilitará a realização de atividades diversas de pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico.
Estiveram presentes em sessão restrita para a assinatura do convênio o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o presidente do Simineral, Anderson Baranov; o membro do Conselho Fiscal do Sindicato, Grégoire Giroud; a diretora executiva do Simineral, Poliana Bentes; e o assessor da Reitoria da UFPA, professor José do Egypto Vieira Soares Filho.
O Simineral reúne empresas como a Hydro, a Vale, a Alcoa e outras 10 empresas associadas. A proposta do convênio é aproximar a Universidade do setor industrial em projetos em diferentes áreas.
“Sabemos que o investimento em educação impacta também no desenvolvimento de outros aspectos sociais das localidades onde as indústrias atuam. Esse compromisso é importante e celebramos a parceria com a Universidade”, pontua o presidente da Simineral, Anderson Baranov.
“A Universidade Federal do Pará interage com vários setores sociais com o intuito de contribuir ativamente com o desenvolvimento sustentável e com a melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas. Este convênio, assim como outros já em desenvolvimento com o setor empresarial, trará novas oportunidades de parceria e interação entre o conhecimento científico e tecnológico produzido na Universidade e o setor industrial”, destaca o reitor Emmanuel Tourinho.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA