UFPA faz entrega de doações recebidas da comunidade acadêmica ao Movimento de Emaús

"19.12.2017

A Campanha “Servidor Solidário” da Universidade Federal do Pará encerrou-se nesta terça-feira, dia 19, com a entrega das doações ao Movimento República de Emaús. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), que mobilizou a comunidade acadêmica durante o mês de dezembro para participar com a doação de móveis, eletrodomésticos, roupas, equipamentos de informática, brinquedos, entre outros objetos que ajudam a angariar recursos para a manutenção dos projetos sociais da entidade.

"19.12.2017A entrega das doações fez parte da programação do evento “Natal dos Servidores da UFPA”, que ocorre nesta terça (19) e na quarta (20), no hall da Reitoria. Em um grande cortejo pelo campus, com saída do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), crianças e adolescentes atendidas pelos projetos de Emaús animaram a comunidade acadêmica com música, teatro e dança. As apresentações iniciaram com o grupo de violino, formado por doze crianças. Na sequência, o grupo de percussão caminhou até o prédio da Reitoria, no qual foram realizadas as performances teatrais.

A programação contou com a presença do reitor, Emmanuel Tourinho; dos pró-reitores de Administração (Proad), João Cauby Junior, e de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), Karla Mirada; da coordenadora Geral do Movimento Emaús, Georgina Kalife; do padre Bruno Sechi, fundador do Movimento; bem como da comunidade acadêmica da UFPA e de familiares das crianças e adolescentes dos projetos sociais do Emaús.

"EDITADODurante seu pronunciamento, a pró-reitora Karla Miranda ressaltou o verdadeiro sentido da campanha, a que não se limita a doação de material. O objetivo é engajar a comunidade acadêmica a uma causa maior, que é contribuir para um futuro melhor de crianças e adolescentes. “Não se trata apenas do ato de doação de material, mas sim um momento para os nossos servidores exercerem a cidadania social, aproveitando para celebrar o ano que se encerra, o ano vindouro, além de auxiliar no fortalecimento de uma instituição que a UFPA apoia, acredita e com a qual tanto contribui para a melhoria da nossa sociedade”.

A coordenadora geral do Emaús, Georgina Kalife, reforçou a importância de ter a Universidade como parceira nas ações promovidas pela entidade. “Esta é uma oportunidade ímpar que nós temos, a partir de um termo de cooperação assinado com a UFPA e foi resultante de uma provocação do reitor Emmanuel Tourinho, de levar a Universidade para a periferia e trazer também toda a potencialidade que esses grupos de jovens têm, sensibilizando a comunidade acadêmica para os projetos sociais do Movimento”.

Encerramento da Programação Natalina – A programação de Natal dos Servidores da UFPA 2017 continua nesta quarta-feira, dia 20, das 10h às 13h, no hall da Reitoria. Haverá apresentações especiais de vários grupos da Universidade, como o Coral Universitário Coruni, Coral Flor de Lótus, Escola de Música da UFPA, Grupo de Dança é Vida e Saúde, desfile da Feira de Talentos e sorteio de brindes.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos:  Alexandre de Moraes e Hugo Friaes.