UFPA novamente na lista das instituições de ensino superior mais seguidas no mundo

"SEGUIDORES

A Universidade Federal do Pará está novamente na lista das Instituições de Ensino Superior mais seguidas nas redes sociais em todo o mundo. Dessa vez, a Federal Paraense é a terceira universidade mais seguida no Brasil e figura na 87ª posição mundial entre as 200 mais populares de um total de 5.247 páginas oficiais de universidades pesquisadas no Instagram. O UniRank Instagram University de 2019 considera o número de seguidores de cada perfil levando em conta dados de abril deste ano. Clique aqui para acessar.

Posição – Fazendo um comparativo com o ranking referente ao segundo semestre de 2018, de setembro do ano passado para cá, a UFPA subiu 18 posições no ranking mundial, uma vez que passou da 105ª posição, no ano passado, para a 87ª colocação entre as páginas mais seguidas. Para a jornalista responsável pelo gerenciamento dos perfis da Universidade nas redes sociais, Jéssica Souza, isso se dá em razão do crescimento exponencial de público que a UFPA teve nesta mídia especificamente, na virada de ano, quando foram intensificadas as ações de divulgação de conteúdo por conta da realização do último processo seletivo de ingresso na Instituição.

O perfil @ufpa_oficial começou o ano com mais de 60 mil seguidores, quase 20 mil seguidores a mais que no período analisado em 2018. Assim a posição no ranking nacional da UFPA também melhorou em uma posição, subindo da quarta para a terceira Universidade mais seguida no Brasil, ficando atrás apenas da Universidade de Fortaleza e a Universidade Estácio de Sá, ambas da rede privada de ensino. Para conferir o ranking por país, clique aqui.

Sobre o ranking – A página UniRank fornece algumas informações sobre a adoção da plataforma social Instagram entre instituições de ensino superior e leva à lista mais abrangente de universidades e faculdades com presença oficial no Instagram. A lista é organizada em ordem alfabética pelo nome do país e, em seguida, classificada pelo número total de seguidores. Os dados/rankings do Instagram são extraídos e publicados duas vezes por ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre.

O ranking analisa diferentes níveis de adoção, popularidade e engajamento, dependendo de vários fatores, incluindo a reputação e o tamanho da universidade; o nível geral de presença on-line da Universidade, a popularidade na web e a taxa de adoção de educação a distância; o nível de adoção da universidade e o uso do Instagram como um canal adicional para o site institucional, entre outros. Para mais informações sobre as estatísticas e a metodologia utilizadas, visite o site.

UFPA nas redes sociais – Atualmente, a UFPA possui 63.956 seguidores no Instagram. O UniRank também enumera as universidades mais populares no Twitter e no Facebook. Nesses rankings, a UFPA está, respectivamente, na 2ª (mesma posição do ano passado – acesse aqui) – com 180.392 seguidores – e 14ª (uma posição a menos que no ano passado – acesse aqui) – com 199.587 seguidores – entre as mais seguidas nacionalmente (dados de 8 de abril de 2019).

Para conhecer mais e melhor o trabalho da UFPA nas redes sociais, acesse:
– Instagram
– Twitter: UFPA_Oficial