Entre os dias 14 e 15 de setembro ocorre, pela primeira na região Norte, na Universidade Federal do Pará, a 5ª edição do Encontro Nacional de Artes Marciais e Esportes de Combate (Enamec). O evento busca discutir e debater antropologia, ensino, formação e treinamento físico e técnico-tático em Artes Marciais e Modalidades Esportivas de Combate com os maiores nomes da produção de conhecimento na área no país.
Com o suporte do Campus de Belém e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) da UFPA, e da Universidade do Estado do Pará (UEPA), a programação é uma realização da Faculdade de Educação Física do Campus de Castanhal e contará com uma série de apresentações de trabalhos que foram submetidos para o Encontro.
O professor Victor Coswig, do Campus de Castanhal, presidente do Enamec, explica que “a região apresenta uma relação sociocultural muito forte com as lutas, que é historicamente reconhecida. Além disso, é um celeiro de atletas e treinadores de altíssimo nível. Vale lembrar que é berço da luta marajoara, modalidade que deve receber atenção e se “esportivizar” em um futuro próximo. Apesar disso, eventos com esta temática são raros na região, e este pode contribuir com a divulgação científica e estimular a produção de conhecimento por alunos e professores da região.”
Enamec – O evento objetiva promover a integração e o debate sobre a produção de conhecimento nas lutas, artes marciais e esportes de combate entre pesquisadores e alunos de todo o país. A programação é destinada a todos os interessados na temática, que envolve Pedagogia, Antropologia, História, formação docente, treinamento esportivo e desempenho competitivo. Ouvintes podem se inscrever e realizar o investimento até 14 de setembro. Para mais informações acesse o site do evento.
Troca de experiências – Além dos diversos benefícios proporcionados pela prática de artes maciais, o esporte é também uma forma de ocupação e integração. Os praticantes se mantêm ativos, e o evento será uma grande oportunidade para realizar a troca de conhecimentos dentro de suas modalidades.
“Acredito que este evento será um grande aliado na “esportivização”, divulgação e reconhecimento da luta marajoara como modalidade regulamentada e brasileira. Além disso, deve fomentar parcerias que proporcionem maiores oportunidades aos atletas da região”, complementa Victor Coswig.
Serviço:
5ª edição do Encontro Nacional de Artes Marciais e Esportes de Combate (ENAMEC)
Local: UFPA Campus Belém
Datas: 14 e 15 de setembro
Mais informações aqui.
Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação