menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

UFPA promove workshop de debate ambiental e ações políticas no contexto da COP 30

Com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30) na capital paraense em 2025, a cidade tem se organizado e preparado, em diversas áreas, para esse evento. No campo acadêmico, as pautas estão cada vez mais voltadas para os debates e os estudos acerca do meio ambiente e seus impactos. Exemplo disso é a segunda edição do Workshop “Estratégias para Redução de Riscos e Desastres na Amazônia – RRDAmazônia”, que, este ano, vai abordar a questão das Mudanças Climáticas e as Perspectivas para a COP 30. O evento ocorre de 5 a 7 de dezembro, no Auditório Xingu, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), localizado na avenida Júlio César, em Belém.. As inscrições são on-line.

O RRDAmazônia está sendo organizado pela Universidade Federal do Pará, por meio do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Riscos e Desastres na Amazônia (PPGGRD) e do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, com o apoio do Censipam, do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. A iniciativa busca reunir, em Belém, especialistas, profissionais, estudantes e interessados em geral para discussões e atualizações sobre as condições naturais e o papel do homem e da natureza na atualidade, considerando os efeitos das mudanças climáticas e as ações políticas no contexto da COP30, com foco principal na proteção e na defesa civil da Amazônia.

“O Brasil tem sofrido perdas extremamente significativas com a ocorrência de desastres, afetando, de forma direta, o seu desenvolvimento. Neste momento de preparação para a COP30, vemos a necessidade de iniciar um processo de discussão sobre os riscos e os desastres associados ao desenvolvimento e às mudanças climáticas, principalmente por que esses aspectos não são inseridos em uma categoria específica do conhecimento. Ao contrário, é multi e interdisciplinar, complexo e sistêmico e, como tal, exige um tratamento especial por parte da academia. E essa é exatamente a proposta do workshop”, explica o professor do Instituto de Geociências da UFPA João Batista Miranda Ribeiro, coordenador do workshop.

Esta é a segunda edição do evento e sua programação conta, nos três dias de realização, com a apresentação de painéis de discussão, em formato de debate. Os temas dos painéis serão: Riscos e desastres naturais e tecnológicos na Amazônia e as mudanças climáticas; Educação, pesquisa, inovação e tecnologia para redução do aquecimento global, riscos e desastres; Barreiras e conexões para prevenção e propagação de notícias cientificamente adequadas sobre desastres naturais na Amazônia e Mudanças climáticas na perspectiva Amazônica na COP30 e na gestão integral de riscos e desastres.

“Esta é uma oportunidade de aprofundarmos e divulgarmos o conhecimento científico em Redução de Riscos e Desastres (RRD) que está sendo desenvolvido na Amazônia, promovendo debates, discussões e até oportunizando a realização de reuniões estratégicas sobre essa questão aqui, na cidade. Também é uma forma de estimular o intercâmbio entre pesquisadores e acadêmicos de diversas áreas ligadas ao setor ambiental e social, fortalecendo e divulgando a rede acadêmica de Belém e do país como um todo”, finaliza o professor.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento.

Texto: Isabelly Risuenho – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes – Arquivo Ascom/UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 15 - Vida TerrestreODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo